A 3.ª edição do Festival da Lagoa arranca hoje com várias atividades programadas, até ao dia 20, nas freguesias da Foz do Arelho e do Nadadouro, no concelho das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.
A iniciativa, que, segundo a Câmara das Caldas da Rainha, “pretende atrair novos visitantes e dinamizar a economia local na época baixa”, apresenta propostas de gastronomia com base nos produtos da lagoa, atividades de bem-estar, desportos náuticos, turismo de natureza, trilhos e percursos pedestres, além de experiências culturais e criativas.
Entre os pontos altos do programa destaca-se o Festival de Papagaios Gigantes, no domingo, dia 13, com um ateliê de construção de papagaios gratuito e aberto a todas as famílias que queiram participar.
Umas das novidades desta 3.ª edição é a inclusão de experiências criativas, com o objetivo de explorar a paisagem humana e natural da lagoa de Óbidos, no âmbito de um projeto desenvolvido pelo município enquanto membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO da Região Centro.
O festival conta com a colaboração de operadores turísticos, restauração e produtores locais ligados à lagoa de Óbidos.