O empresário do setor turístico Carlos Pinto Machado encabeça a candidatura do CDS-PP à Câmara de Óbidos nas próximas eleições autárquicas, tendo como bandeiras a qualidade de vida e a gestão do território, disse o próprio à agência Lusa.
O candidato, que há quatro anos liderou uma lista independente apoiada pelo Partido da Terra (MPT) e pelo Partido Democrático Republicano (PDR), volta agora a candidatar-se, mas pelo CDS-PP, que “pretende apresentar listas próprias à Câmara, Assembleia Municipal e freguesias do concelho de Óbidos”, disse Carlos Pinto Machado à agência Lusa.
Entre as principais bandeiras da candidatura, o candidato, que se assume como “conservador e monárquico”, destaca “a melhoria da qualidade de vida, saúde, bem-estar físico, psíquico e social das pessoas deste concelho” do distrito de Leiria.
No que respeita à saúde, mantém, nestas eleições, “a promessa antiga de contratar um médico municipal para apoiar a população”, já que, segundo dados divulgados pela Câmara, em dezembro de 2024, mais 82% dos habitantes do concelho não tinham médico de família.
Na primeira linha do projeto encabeçado por Carlos Pinto Machado estão também questões como a gestão do território e habitabilidade, defendendo a criação de “oportunidades para a construção de habitação a custos controlados” com o objetivo de que “todos os jovens do concelho tenham a possibilidade de acesso à sua primeira habitação”.
Tornar Óbidos apetecível para a captação de investimento empresarial e a criação de postos de trabalho, “dando assim oportunidades de empregabilidade para todos” e contribuindo para o desenvolvimento económico do território, são outras das metas a que se propõe.
Carlos Pinto Machado tem 59 anos, é formado em Gestão e trabalhou durante 25 anos no setor financeiro.
Atualmente, é empresário do setor turístico no concelho de Óbidos.
Foi fundador da Concelhia do CDS-PP em Óbidos, da qual é atualmente delegado concelhio.
É vice-presidente da Distrital de Leiria do CDS-PP.
Foi candidato do CDS-PP à Câmara de Óbidos, em 2013 e 2017, não tendo sido eleito. Em 2021 foi candidato independente pelo movimento “O nosso Partido é Óbidos”, apoiado pelo Partido da Terra (MPT) e pelo Partido Democrático Republicano (PDR), tendo alcançado 1,24% dos votos.
A Câmara de Óbidos é liderada pelo PSD, que elegeu o presidente e três vereadores para o executivo, no qual o PS conta com três vereadores.
Além de Carlos Pinto Machado são já conhecidas as candidaturas de Paulo Gonçalves (PS) e Adélia Claudino Araújo (Chega).
As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.