A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta quarta-feira, que deteve dois jovens, com 25 e 24 anos, no concelho de Caldas da Rainha, indiciados por burla qualificada através do esquema fraudulento conhecido por “Olá pai, Olá mãe”.
De acordo com um comunicado enviado à RTVON, as detenções ocorreram na sequência da realização de uma busca domiciliária, na qual foram apreendidos diversos equipamentos informáticos utilizados na concretização das burlas.
“A investigação apurou que os suspeitos enviavam mensagens fraudulentas, fazendo passar-se por filhos ou familiares das vítimas, em situação de emergência, com o objetivo de as levar a efetuar transferências bancárias”, refere o mesmo comunicado.
Segundo a PJ, o número concreto de vítimas continua ainda por apurar, “estando em curso diligências para identificar a extensão dos prejuízos causados”.
Os suspeitos estão indiciados pela prática de crimes de burla qualificada, falsidade informática e branqueamento.
Os detidos têm como “principal meio de subsistência esta atividade criminosa, não lhes sendo conhecido qualquer vínculo laboral ou rendimento lícito”.
A dupla, com antecedentes criminais, vai ser presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
O inquérito é titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria.











