A geóloga Sandra Lourenço Amaro vai encabeçar a lista da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Alcobaça, concelho onde o partido tem como meta eleger um vereador nas próximas eleições autárquicas, disse a candidata à agência Lusa.
O partido, que concorre pela segunda vez à Câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria, pretende “dar continuidade ao trabalho que tem sido feito”, garantindo “mais uma opção política” no concelho, onde espera “eleger, pelo menos, um vereador”, disse à Lusa Sandra Lourenço Amaro.
A candidata, de 37 anos, propõe-se lutar por um concelho onde “as populações tenham mais autonomia e não se sintam tão dependentes da Câmara para coisas simples”, meta que pensa atingir dotando as freguesias de maior autonomia na gestão dos respetivos territórios.
Outra das preocupações passa “pela atração e fixação de talentos no concelho”, afirmou Sandra Lourenço Amaro, explicando que nestes talentos cabem “as profissões habitualmente chamadas de primeira linha, como médicos de família e de especialidades, mas também outras profissões que podem contribuir para o desenvolvimento” de Alcobaça.
“A falta de médicos” é umas das carências a que a IL quer pôr fim, pugnando “pela melhoria do acesso à saúde para toda a população”, disse.
Se for eleita, a liberal pretende ainda “melhorar o funcionamento dos serviços da Câmara”, partindo de um levantamento de “quais são os problemas e as suas causas”, para depois “se poderem resolver e conseguir um melhor funcionamento”, acrescentou.
Sandra Lourenço Amaro é geóloga e vive na freguesia da Benedita, no concelho de Alcobaça, onde integrou um movimento cívico ligado ao ambiente.
É coordenadora do Núcleo Territorial de Alcobaça da IL, partido no qual se filiou em 2022.
Nas últimas eleições Legislativas foi candidata por Lisboa em lugar não ilegível.
Na corrida à Câmara de Alcobaça foram também já anunciadas as candidaturas de Diogo Ramalho, pelo PS, e de Isabel Ventura, pelo Chega.
A Câmara de Alcobaça é liderada pelo PSD que, em 2021, obteve 43,18 % dos votos, elegendo o presidente e três vereadores. O PS, com 29,99% dos votos, elegeu três vereadores para o executivo, em que as restantes forças políticas (CDS-PP, Chega, Nós Cidadãos.PCP-PEV e IL) não conseguiram fazer-se representar.
As eleições autárquicas decorrem no dia 12 de outubro.