O presidente da Câmara de Alenquer (PS) nomeou Cláudia Luís sua vice-presidente, na sequência da retirada do cargo e dos pelouros a Tiago Pedro, que se candidata como independente nas autárquicas deste ano contra o socialista João Nicolau.
O despacho de nomeação da nova vice-presidência do executivo municipal foi assinado esta quarta-feira pelo presidente Pedro Folgado, divulgou o município do distrito de Lisboa em nota de imprensa.
“O passado autárquico de Cláudia Luís conta já com vários anos de experiência, uma vez que figura de forma consecutiva nas listas autárquicas para o executivo desde 2013”, justifica a autarquia, apesar de Cláudia Luís ser vereadora apenas desde 2023.
Na sexta-feira, o PS/Alenquer pediu a abertura de um processo disciplinar “com vista à cessação da militância e exclusão dos órgãos regionais” do até agora vice-presidente da câmara Tiago Pedro, eleito pelo partido e que se candidata como independente nas autárquicas deste ano contra o socialista João Nicolau.
Tiago Pedro pediu também a sua desfiliação do partido, conforme indicou o próprio à agência Lusa.
Os socialistas alegam que o autarca não apresentou qualquer candidatura às eleições internas para a escolha dos candidatos à câmara municipal, que acabaram por ser disputadas por Hélder Miguel e João Nicolau, tendo este último sido o escolhido.
“A decisão unilateral do até agora vereador eleito pelo PS representa uma rutura com os valores da ética, transparência, solidariedade, honestidade e compromisso que sempre orientaram o PS/Alenquer”, sublinham.
Perante o anúncio da candidatura independente de Tiago Pedro, o presidente da câmara, Pedro Folgado, decidiu retirar-lhe a vice-presidência e os pelouros, redistribuindo-os por si e pelos restantes vereadores do PS.
Tiago Pedro tem 43 anos e é natural e residente no concelho.
Assumiu funções políticas no município em 2015, primeiro como adjunto do presidente da câmara, Pedro Folgado, e em 2021 como vereador em permanência eleito pelo PS.
Antes foi diretor-geral de uma empresa de transportes e logística.
Além de Tiago Pedro, na corrida eleitoral à presidência da Câmara de Alenquer, no distrito de Lisboa, estão já João Nicolau (PS), Ernesto Ferreira (CDU), Francisco Guerra (PSD/CDS-PP/IL/PPM/MPT/Nós, Cidadãos!) e Carlos Sequeira (Chega).
Nas anteriores eleições autárquicas, o PS ganhou com maioria absoluta, elegendo cinco elementos para o executivo municipal, contra um do PSD e outro da CDU (PCP/PEV).













