A exposição “A Paisagem no Desenho e na Pintura”, com obras de António Carvalho da Silva Porto, está em exposição na Galeria Municipal Nova Ogiva, em Óbidos, até 14 de setembro, divulgou o município.
Com curadoria de João Paulo Queiroz, presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, a mostra apresenta 60 desenhos e algumas pinturas representativas da obra gráfica de Silva Porto, um dos mais conceituados nomes da pintura portuguesa do século XIX.
As obras expostas foram selecionadas entre cerca de 500 do autor da coleção da Sociedade Nacional de Belas Artes.
“A mostra proporciona uma leitura contextualizada da evolução artística do pintor, desde a formação na Academia de Belas Artes do Porto, passando pelos anos em Paris, onde testemunhou a exposição dos Impressionistas em 1874, até ao regresso a Portugal, onde renovou profundamente o ensino artístico”, explica a Câmara Municipal de Óbidos em nota de imprensa.
A exposição leva o visitante a descobrir o olhar moderno de Silva Porto sobre o território português, marcado pela atenção aos traços identitários da paisagem, da natureza e das pessoas.
A mostra está integrada no projeto “Paisagens Visuais”, que juntou Lisboa, Foz Coa, Amarante e Óbidos na candidatura conjunta à Direção-Geral das Artes, no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
O projeto, que envolve também instituições nacionais e internacionais, promove uma reflexão cruzada sobre arte, paisagem e território.
Em março de 2023, Óbidos integrou a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, passando a acolher programação contemporânea nacional.
O Município de Óbidos integra ainda o projeto “Um Silabário por Reconstruir”, que reúne obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, da Caixa Geral de Depósitos e da Coleção António Cachola, a apresentar na Galeria Nova Ogiva entre dezembro deste ano e fevereiro de 2026.