Uma idosa de 94 anos que se encontrava desaparecida desde segunda-feira, no concelho de Alcobaça, foi localizada com vida, no dia seguinte, por um drone da Guarda Nacional Republicana (GNR).
“Na sequência de um alerta que reportava o desaparecimento de uma idosa na localidade de Murteira, na freguesia de Cela, os militares da Guarda encetaram, de imediato, diligências policiais com vista à sua localização. Para o efeito, foram também activadas duas equipas Unmanned Aircraft System (UAS), vulgarmente denominados drones, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), bem como três binómios cinotécnicos do Comando Territorial de Leiria”, informa a GNR numa nota de imprensa enviada à RTVON esta quarta-feira.

“No decurso das diligências, os militares da UEPS conseguiram localizar a idosa com vida, através da utilização de um drone. A senhora encontrava-se consciente, com sinais de desidratação e sem ferimentos visíveis, tendo sido prontamente accionados os meios de socorro, que prestaram assistência no local e asseguraram o seu transporte para uma unidade hospital, onde foi submetida a observação médica”, acrescentou a mesma fonte.
Segundo a GNR, a operação contou com o reforço dos Postos Territoriais de Alcobaça, de São Martinho do Porto e de Valado dos Frades, bem como com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.
Na nota, a autoridade enalteceu “o sucesso desta missão, que permitiu salvaguardar uma vida humana”, destacando também “a eficácia da atuação coordenada e do emprego de diversos meios e valências, com especial destaque para o empenhamento de drones”.

			










							
