Domingo, 26 Outubro, 2025
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Rotating Image
PUBLICIDADE

Início » Bastonário critica ausência da Direção Executiva em momento crítico para o SNS

Bastonário critica ausência da Direção Executiva em momento crítico para o SNS

Agência Lusa por Agência Lusa
13 de Agosto, 2025
em Sociedade
A A
© Direitos Reservados

© Direitos Reservados

4
Partilhas
88
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou esta terça-feira insustentável a situação dos serviços de urgência no país e acusou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde de estar ausente num momento crítico para o SNS.

Carlos Cortes alertou para o encerramento de muitos serviços de urgência em várias áreas, situação agravada quando encerram em simultâneo unidades de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria numa mesma região, como acontece na Península de Setúbal.

Na sua avaliação, a situação das urgências de Ginecologia e Obstetrícia é “perfeitamente insustentável”, mas salientou que há outras regiões do país a enfrentar “imensas dificuldades” como Aveiro, Leiria, onde existe neste momento “uma situação de grande preocupação em que a OM está a intervir, e Vila Franca de Xira.

O bastonário, que falava à agência Lusa a propósito do processo de candidatura à nova especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, salientou que há problemas na pediatria e agora na ortopedia infantil, que também está a demonstrar “enormes dificuldades”, frisou.

“Do meu ponto de vista, há um grande ausente no meio disto tudo, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde”, que tem como missão e competências a articulação do SNS e a coordenação da rede de urgências, assegurando que, havendo falhas numa unidade, uma próxima possa rapidamente assegurar a resposta necessária.

“Infelizmente, esse trabalho não está a ser feito”, vincou.

O bastonário disse sentir-se “muito à vontade” para fazer esta crítica, pois sempre defendeu a sua criação, mas hoje questiona “se, desta maneira, faz, verdadeiramente, sentido existir”.

“Acho que faz sentido existir mas se for verdadeiramente atuante e interveniente”, defendeu.

Considerou ainda “muito estranho” que, num conjunto de entidades dependentes do SNS, “seja sempre a mesma pessoa a dar resposta a tudo”, referindo-se à ministra da Saúde.

Apesar ser a responsável política, o bastonário defendeu que há outras estruturas que deviam ter um papel ativo, como a DE-SNS e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

“A ACSS também tem um papel absolutamente determinante naquilo que são os recursos humanos da saúde, mas a Direção Executiva do SNS era, do meu ponto de vista, um instrumento absolutamente fundamental para se poder dedicar mais ao SNS e ligar as unidades locais de saúde entre si”, salientou.

Hoje, lamentou, essa atuação praticamente desapareceu: “Apesar de tudo existiu no início da criação da Direção Executiva do SNS e acabamos por ver acontecer todos estes problemas” que, disse, não devem ser avaliados em comparação com o ano passado ou há dois anos, “não é isso que importa”.

“O que importa é que, factualmente, há problemas de resposta nos serviços de urgência do país” ao contrário do “progresso positivo” que era esperado depois de dois anos de criação das unidades locais de saúde.

Na sua avaliação, esse progresso não tem acontecido e a OM encara “cada vez com mais preocupação” o que está a acontecer “no SNS e, em particular, mas não só, na resposta do Serviço de Urgência nos momentos mais críticos como aquele se se está a atravessar agora”.

O bastonário alertou que não é correto pensar-se que os problemas nas urgências estão confinados à Grande Lisboa.

“Isso não representa a realidade do país. Há problemas que acontecem em todo o SNS, em algumas áreas com maior gravidade do que outras, mas fundamentalmente do norte a sul do país”, vincou, exemplificando que “o Alentejo tem imensas dificuldades de resposta, tanto dos cuidados de saúde primários como dos cuidados hospitalares”, assim como o Algarve que enfrenta dificuldades recorrentes, sobretudo no verão, quando a população aumenta significativamente.

O bastonário frisou que estes problemas não estão relacionados com a falta de especialistas em Medicina de Urgência e Emergência, mas fundamentalmente com a carência de médicos no SNS, transversal a todas as áreas.

Alertou ainda que a saída de médicos está a acontecer em todo o lado: “Ouço todas as semanas, médicos que dizem: vou sair e acabam por concretizar” essa decisão.

Etiquetas: AlenquerBastonárioCarregadoGrávidaOrdem dos MédicosPartoParto na RuaSaúdeSNS
Partilhar2Tweet1
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Detectada descarga ilegal de efluentes pecuários para linha de água em Alcobaça
Sociedade

Detectada descarga ilegal de efluentes pecuários para linha de água em Alcobaça

Não esqueça: Relógios atrasam uma hora na madrugada de domingo
Sociedade

Este domingo muda a hora. Não se esqueça de acertar o relógio

Homem assaltado por três jovens no interior de dependência bancária em Alcobaça
Sociedade

Ficam em prisão preventiva os sete colombianos detidos pela PSP por assaltos a casas na Nazaré e Caldas da Rainha

Cavaleiro caldense Marco José despede-se das arenas após 30 anos de alternativa
Sociedade

Cavaleiro caldense Marco José despede-se das arenas após 30 anos de alternativa

Sociedade

Homem detido nas Caldas da Rainha após furto em residência de Alcobaça

Morreu o antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio. Tinha 83 anos
Sociedade

Nazaré lamenta “perda irreparável” e decreta luto municipal

Sociedade

Homem detido no concelho de Peniche por ameaçar pessoas com faca

Morreu o antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio. Tinha 83 anos
Sociedade

Morreu o antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio. Tinha 83 anos

VER MAIS

Destaques

Município de Torres Vedras melhora resultado líquido em 2023
Diretos

DIRETO || Cerimónia de Instalação dos Órgãos Municipais de Torres Vedras 2025 – 2029

Faleceu o “Corneta”, figura emblemática do Carnaval de Torres Vedras
Sociedade

Faleceu o “Corneta”, figura emblemática do Carnaval de Torres Vedras

Encontrada a idosa que estava desaparecida no Sobral de Monte Agraço
Sociedade

Encontrada a idosa que estava desaparecida no Sobral de Monte Agraço

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Política

Novo presidente da Câmara de Torres Vedras anuncia auditoria externa à gestão municipal dos últimos anos

Detectada descarga ilegal de efluentes pecuários para linha de água em Alcobaça
Sociedade

Detectada descarga ilegal de efluentes pecuários para linha de água em Alcobaça

Ponte do Rol recebe este domingo o Encontro de Bandas do Concelho de Torres Vedras
Cultura

XI Encontro de Bandas Filarmónicas do concelho da Lourinhã realiza-se este domingo

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.