A edição 2026 dos Seminários d’Óbidos vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 26 de setembro, no Museu Abílio Mattos e Silva, sob o tema “Democracia, (des)Informação e (des)Igualdade”.
“Num contexto de crescente complexidade social, marcado por rápidas transformações tecnológicas, polarização política e desigualdades persistentes, os Seminários d’Óbidos’25 propõem-se explorar criticamente três eixos centrais da vida democrática contemporânea: Democracia, Desinformação e Desigualdade”, informou a Câmara de Óbidos em comunicado.
Estes temas, “que atravessam tanto as realidades locais como o quadro internacional, serão analisados à luz das profundas mudanças em curso e dos seus impactos na qualidade da vida democrática e no futuro das sociedades contemporâneas”, refere o mesmo texto.
O programa será desenvolvido em sessões temáticas que contarão com a participação de académicos de diferentes áreas científicas no âmbito de uma parceria iniciada em 2004, entre o Instituto português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA) e a Câmara Municipal de Óbidos.