O comércio das Caldas da Rainha passou a contar com cacifos inteligentes, numa iniciativa de apoio ao comércio local, com a inovação de integrar seis cacifos com frio positivo, preparados para conservar produtos alimentares que exigem refrigeração.
Os cacifos inteligentes são uma das medidas do Bairro Comercial Caldas da Rainha, um projeto de 1,5 milhões de euros aprovado no âmbito do projeto nacional Bairros Comerciais Digitais, financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A colocação de cacifos, em três pontos estratégicos da cidade, do distrito de Leira, integra a estratégia de transformação digital e revitalização comercial e “permite a entrega e recolha de produtos 24 horas por dia, de forma segura, prática e digital”, divulgou a gestora do programa, Sara Lopes.
Os cacifos estão já em funcionamento na Avenida da Independência Nacional (junto ao parque infantil), na Praça 5 de outubro (junto aos elevadores do parque de estacionamento subterrâneo) e no parque de estacionamento do Centro Cultural e de Congressos (CCC), onde foi localizada “uma das principais inovações deste projeto”, os seis cacifos com frio positivo.
“Estes compartimentos refrigerados permitem armazenar produtos frescos e perecíveis, garantindo a manutenção da cadeia de frio até ao momento da recolha pelo cliente”, informou a gestora do projeto, num comunicado em que explica que esta funcionalidade torna possível “responder às necessidades de padarias, pastelarias, cafetarias, mercearias, restaurantes, lojas gourmet e produtores locais de frescos, possibilitando-lhes oferecer um serviço moderno e seguro, mesmo fora do horário comercial”.
A proximidade do CCC à Praça da Fruta das Caldas da Rainha torna estes cacifos uma solução privilegiada para a recolha de cabazes de produtos locais ou biológicos ou a entrega de produtos frescos (legumes, frutas, laticínios, carnes e peixes embalados), “com total segurança alimentar”, pode ler-se na nota que aponta Caldas da Rainha como “uma das primeiras cidades do país a oferecer esta tecnologia”.
O uso dos cacifos é gratuito para todos os comerciantes e prestadores de serviços que integrem o Bairro Comercial Caldas da Rainha, através de uma plataforma digital que facilita o agendamento de entregas e recolhas.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, esta solução “assegura maior eficiência e flexibilidade logística, ao mesmo tempo que contribui para a redução de deslocações, custos operacionais e emissões associadas ao transporte de mercadorias”, representando, simultaneamente, “uma resposta prática e moderna às exigências atuais do consumo urbano, mantendo viva a identidade e o valor humano do comércio de proximidade”.
O Bairro Comercial é uma iniciativa da Câmara das Caldas da Rainha, em consórcio com a Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) e a AIRO — Associação Empresarial da Região Oeste.
O projeto pretende munir o comércio local de ferramentas digitais que lhe permita chegar a mais pessoas, não perder o ritmo da digitalização e aproveitar novas oportunidades de negócio”, refere o texto.
Além dos cacifos, o projeto passará ainda pela criação de um ‘marketplace’ que replica ‘online’ a experiência de comprar no comércio tradicional, um plano de formação gratuito e certificado, e a instalação de novos ‘mupis’ digitais em pontos estratégicos da cidade.











