O Bairro Comercial Caldas da Rainha, um projeto que pretende revitalizar o comércio local, lançou uma campanha de sensibilização que desafia os consumidores a refletirem sobre o impacto de cada compra e sobre o verdadeiro valor do comércio tradicional.
A campanha tem como base o vídeo “Quanto Custa um Clique?”, alertando que “o que parece apenas uma compra ‘online’ pode ter um custo alto — o encerramento de lojas com história, a perda de postos de trabalho, a insegurança nas ruas e o empobrecimento do tecido social das cidades”.
Num comunicado, o bairro comercial alerta que o “impacto dos gigantes do ‘e-commerce’ no comércio tradicional é pesado e tem consequências na vida das cidades, dos comerciantes e do cidadão comum”, explicando que “o problema não é o digital — é não comprar local”, já que “o comércio local também pode estar ‘online’, mas mantém o seu valor humano, a relação de confiança, o atendimento próximo e o contributo direto para o sustento das famílias e a vitalidade das comunidades”.
Cada compra local “mantém viva uma loja, um negócio. Tem impacto na economia de uma família, na ideia de um empreendedor, no talento do artesão. Cada compra local contribui para ruas mais vivas e mais seguras”, pode ler-se no comunicado.











