A cidade de Vila Franca de Xira acolhe entre 3 e 5 de julho a 94.ª edição das Festas do Colete Encarnado, que terá este ano Toy, D.A.M.A e Fernando Daniel com cabeças-de-cartaz, foi hoje divulgado.
À semelhança das edições anteriores, o evento vai levar a Vila Franca de Xira largadas e corridas de touros, animação musical, tertúlias, sardinha assada, ‘streeet food’ e fogo-de-artifício.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS), sublinhou a importância destas festas, assegurando “animação para todas as idades e gostos”.
“É uma festa muito esperada. É das maiores festas da Área Metropolitana de Lisboa e, para nós, é mesmo a maior festa do Ribatejo”, afirmou o autarca.
Fernando Paulo Ferreira sublinhou que durante estes dias a cidade vai voltar a ficar “livre de carros”, com a circulação pedonal a ser facilitada e com a disponibilização de transportes gratuitos, incluindo ‘shuttles’ e comboios especiais nas madrugadas de 4 e 5 de julho.
A nível musical os destaques desta edição vão para as atuações de Toy (3 de julho), Festa Oficial M80 (3 de julho), Fernando Daniel (4 de julho), D.A.M.A (4 de julho), Bandidos do Cante (4 de julho) e Camané (5 de julho).
Um dos pontos altos da festa acontece na tarde do dia 4 de julho, com a homenagem à figura do campino, realizada no largo do município, a que se segue um desfile de cavalos e uma espera e largada de touros.
A edição deste ano do Colete Encarnado irá também manter o reforço dos transportes públicos, nomeadamente a disponibilização de dois comboios “especiais” gratuitos, com partida às 03h20 de Vila Franca de Xira e com paragem em todas as estações e apeadeiros até Lisboa/Santa Apolónia.
No concelho de Vila Franca de Xira irão também circular ‘shuttles’ de autocarros, gratuitos, entre as 17h00 e as 05h00, com partidas (e regresso) a cada meia hora da Castanheira do Ribatejo e Povos, a norte, e de Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca e Alhandra, a sul, com paragens junto a locais com grandes estacionamentos.
A Câmara de Vila Franca de Xira estima que as festas do Colete Encarnado levem ao município entre 200 a 300 mil pessoas.











