Durante 17 dias, três elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Ricardo Alexandre, Luis Firmino e Emanuel dos Santos, estiveram destacados numa missão no Chile a apoiar no combate aos incêndios florestais que estão a devastar hectares e hectares de matas.
A receção aos três operacionais terá lugar hoje, pelas 16 horas, no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.
De acordo com o que a RTVON apurou, a autarquia torriense decidiu atribuir aos três elementos a Medalha da Cidade.
A Força Operacional Conjunta (FOCON), foi composta por 144 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, das Corporações de Bombeiros da Região de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Entre os operacionais que integraram a FOCON estiveram seis bombeiros voluntários da Região Oeste: três da corporação do Bombarral e outros três da corporação de Torres Vedras.
A ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais formulado pelas autoridades chilenas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.