No passado dia 8 de abril, a Associação Desportiva Cultural e Recreativa “O Independente” em parceria com a Ocean Patrol realizaram uma ação de sensibilização e limpeza de praias e pesqueiros no porto de Areia, Papôa, Forte da Luz e Quebrado, no concelho de Peniche.
José Oliveira, presidente da Associação Desportiva Cultural e Recreativa “O Independente”, revelou à RTVON que “cerca de 50 a 70 pessoas” recolheram 255 quilos de lixo na iniciativa.
Antes da limpeza nas praias os organizadores fizeram um briefing com os participantes com uma duração de 15 a 20 minutos a mencionar aquilo que “seriam os benefícios de fazermos esta ação e o quanto é prejudicial para a saúde o facto de não fazer”.
Na iniciativa participaram pessoas com idades compreendidas entre os 5 e os 75 anos.
“De uma forma geral tivemos menos lixo do que o ano passado, isso é, um bom indicador. Quer dizer que as ações estão a funcionar também”, revela José Oliveira.
O presidente da ADCR “O Independente” acredita que as pessoas estão a ganhar conciência em relação à poluição nas praias, e que “de um ano para o outro notamos uma diferença enorme, na nossa zona, estamos a falar numa zona de praia, em Peniche, quer também de pesqueiros, nesta zona da Papôa e zona envolvente do Quebrado são praias de pesca bastante frequentadas, nota-se claramente uma evolução nesse sentido”.
Segundo o responsável estes tipos de ações tem sido fundamentais para a sensibilização da população e dos pescadores locais.