O antigo chefe dos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos, Germano Peixinho da Costa, faleceu esta sexta-feira, aos 104 anos.
“É com enorme dor que anunciamos que morreu hoje o bombeio mais velho de Portugal”, informou a instituição através de uma nota de pesar.
A Direção, Comando e todos os que integram o Corpo de Bombeiros de Arruda dos Vinhos expressam “as sinceras condolências a toda a família e amigos”.
“Foi um enorme prazer conviver com este Homem que, durante toda a sua vida viver, amou e honrou como Ninguém o lema dos Bombeiros: “Vida por Vida””, enaltece a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos.
Os Bombeiros Voluntários da Malveira e de Sobral de Monte Agraço já enderençaram uma nota de pesar.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos prestou um voto de pesar nas redes sociais.
“Enquanto comunidade, ficamos um pouco mais pobres, esta sexta-feira, com a partida do nosso querido Ti’ Germano”, começou por dizer Fábio Romão Morgado, numa mensagem nas redes sociais.
“Uma referência ímpar do que significa ser arrudense, tive a honra de partilhar vários momentos, seja aquando nos visitava nas atividades da Junta de Freguesia, seja nos Bombeiros de Arruda dos Vinhos, a quem dedicou uma vida, ou simplesmente nas escadarias do Município, para trocarmos dois dedos de conversa sobre o nosso grande amor, o Benfica”, refere.
Na mensagem, o presidente da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos acrescenta ainda que “apesar da idade, deixa-nos sempre demasiado cedo, deixa-nos com saudade e com anseio por mais uma conversinha”.
Germano Peixinho, nasceu em Arruda dos Vinhos a 2 de abril de 1919 e dedicou 79 anos ao serviço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos, tendo obtido várias medalhas de mérito e a 1ª placa de ouro pelos 50 anos de bons serviços.
Em junho deste ano, Germano Peixinho da Costa foi homenageado com um busto feito pelo escultor Carlos Oliveira.