As obras de modernização da Linha do Oeste, a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP), decorrem já há vários anos, devido aos sucessivos problemas na empreitada que tem adiado a conclusão prevista para 31 de dezembro de 2023.
A IP anunciou agora que, para a realização de obras no túnel da Sapataria, localizado no concelho de Sobral de Monte Agraço, a Linha do Oeste vai encerrar durante quatro meses a partir de 9 de abril, entre as estações da Malveira e Torres Vedras, numa extensão de 26 quilómetros.
As obras têm como objetivo rebaixar o túnel da Sapataria, que mede 328 metros, para que seja possível instalar uma catenária no seu teto.
Durante este período, a Comboios de Portugal (CP) vai fazer transbordo de autocarros entre as duas estações.
Recorde-se que a empreitada de modernização no troço entre Meleças e Torres Vedras, numa extensão de 43 quilómetros, foram adjudicadas, em março de 2020, pelo valor de 61,7 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020.
A obra foi adjudicada ao Agrupamento Construções Gabriel A. S. Couto, S.A. / M. Couto Alves, S.A. / Aldesa Construcciones, S.A. e ficou à data a aguardar pelo visto do Tribunal de Contas.
Em setembro do mesmo ano, após o visto do Tribunal de Contas, a IP e o empreiteiro assinaram o contrato de consignação das obras, com previsão de conclusão em novembro de 2022.
No entanto, em maio de 2022, foi notícia do alegado abandono das obras por parte do consórcio responsável pela construção e o litígio entre o consórcio e IP
Após uma interrupção de mais de meio ano, as obras de modernização da Linha do Oeste, entre Meleças e Torres Vedras, foram retomadas em novembro de 2022.
A IP apontou na altura que as obras estiveram paradas “por manifestas dificuldades técnicas e financeiras do consórcio a quem foi adjudicada inicialmente a empreitada”.
A situação levou a uma “cessão contratual entre o consórcio inicial e um novo consórcio” e que originou “processos em tribunal”.