Domingo, 14 Dezembro, 2025
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Rotating Image
PUBLICIDADE

Início » Médicos e autarquias contra fim das cirurgias ao cancro da mama nas Caldas da Rainha

Médicos e autarquias contra fim das cirurgias ao cancro da mama nas Caldas da Rainha

Agência Lusa por Agência Lusa
12 de Março, 2024
em Sociedade
A A
© RTVON

© RTVON

38
Partilhas
760
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste vai deixar de fazer cirurgias ao cancro da mama, a partir de abril, mas médicos e as oito autarquias da região contestam a medida, que querem ver revertida.

A suspensão da atividade cirúrgica no âmbito da neoplasia da mama foi determinada pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa deliberação a que a Lusa teve acesso e que tem por base um relatório do grupo de trabalho para a elaboração da rede de referenciação hospitalar de Cirurgia Geral.

Nesse relatório, defende-se a restrição do tratamento cirúrgico do cancro da mama “a instituições que realizem pelo menos 100 cirurgias/ano e que tenham pelo menos dois cirurgiões dedicados”.

Este limite determina a suspensão das cirurgias da mama no Hospital das Caldas da Rainha, onde o tratamento ao cancro da mama é realizado há 40 anos, e desde há 30 de forma regular, no âmbito de um protocolo com o Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

A decisão é contestada pela diretora do serviço, Ágata Ferreira, sustentando que o número de cirurgias realizadas neste hospital só é inferior a 100 porque “muitas utentes desta área de influência, sobretudo da área do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, têm sido indevidamente referenciadas para outras unidades de saúde de Lisboa e Vale do Tejo”.

À agência Lusa, a cirurgiã garantiu que o Hospital das Caldas da Rainha “tem capacidade para dar resposta a toda a população da ULS do Oeste”, estimando que o número de cirurgias aumente para “cerca de 150” por ano, já que, com a criação da ULS Oeste, todos os utentes serão referenciados para esta unidade.

De acordo com a médica, o hospital “fez avultados investimentos nas condições do serviço e na formação prático-científica dos profissionais”, significando esta medida “uma despromoção dos cuidados hospitalares no Oeste” e na idoneidade formativa de Cirurgia Geral nesta unidade, “já que esta patologia é obrigatória durante o internato”.

Num documento em que pede à Direção Executiva do SNS que reverta a suspensão das cirurgias, Ágata Ferreira afirma que, “numa altura em que se projeta um novo hospital para a região, não se compreende este desinvestimento” na unidade que conta com três cirurgiões dedicados a esta patologia e um cirurgião plástico para reconstrução mamária.

Conta ainda com oncologista, imagiologista e patologista dedicados ao cancro da mama e com especialidades como Psicologia Oncológica.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, a médica sublinha o facto de a proximidade da população servida e a disponibilidade de apoio domiciliário permitir que “a maior parte das cirurgias se realize em regime de ambulatório”.

Com a suspensão das cirurgias, a partir de 01 de abril, os doentes passarão a ter que se deslocar ao Hospital de Leiria ou ao de Santarém, o que, segundo a médica, agrava os “incómodos e custos”, quer para a população quer para o SNS.

Além dos médicos, as “oito autarquias da ULS Oeste discordam desta decisão”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques (independente), acrescentando que, “em consenso, os autarcas solicitaram uma reunião com o diretor executivo do SNS para tentar impedir que as cirurgias deixem de ser feitas naquele hospital”.

“A manutenção das cirurgias nas Caldas da Rainha permite aliviar outros hospitais que já se encontram sobrecarregados e evitam que os utentes, que agora têm resposta no prazo de uma semana ou 15 dias, entrem para morosas listas de espera”, afirmou.

A agência Lusa solicitou esclarecimentos à Direção Executiva do SNS, mas não obteve resposta.

A ULS do Oeste agrega, desde 01 de janeiro de 2024, o Centro Hospitalar do Oeste, os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral Monte Agraço.

A população da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes.

Etiquetas: Caldas da RainhaHospital das Caldas da RainhaProfissionais de SaúdeSaúdeServiço Nacional de SaúdeUnidade Local de Saúde do Oeste
Partilhar15Tweet10
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Bloco Operatório do Hospital de Torres Vedras recebe certificação de qualidade “Nível Bom”
Sociedade

Bloco Operatório do Hospital de Torres Vedras recebe certificação de qualidade “Nível Bom”

Labrugeira acolhe 19ª edição do Festival das Sopas e Merendas de Alenquer
Sociedade

Maceira recebe Festival das Sopas e Festa de Natal da EB1

Carnaval de Torres Vedras enche as ruas com meio milhão de pessoas
Sociedade

Carnaval de Torres Vedras e Santa Cruz Ocean Spirit nomeados para os Iberian Festival Awards 2026

Sismo de 4,1 na escala de Richter sentido em vários concelhos do Norte e Centro
Sociedade

Sismo de 4,1 na escala de Richter sentido em vários concelhos do Norte e Centro

Torriense Alexandre Nogueira vence Prémio Jovem Talento da Gastronomia
Sociedade

Torriense Alexandre Nogueira vence Prémio Jovem Talento da Gastronomia

Torres Vedras: cedro do Cemitério de São João será removido por “motivos de segurança”
Sociedade

Torres Vedras: cedro do Cemitério de São João será removido por “motivos de segurança”

Sete arguidos por “puxadas ilegais” de energia nos concelhos do Bombarral, Óbidos e Lourinhã. Furtaram cerca de 300 mil euros (com vídeo)
Sociedade

Sete arguidos por “puxadas ilegais” de energia nos concelhos do Bombarral, Óbidos e Lourinhã. Furtaram cerca de 300 mil euros (com vídeo)

Sociedade

Peniche vai ter monumento em homenagem ao cantor Beto

VER MAIS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Destaques

Sociedade

Peniche vai ter monumento em homenagem ao cantor Beto

Política

Junta de Freguesia de A dos Cunhados com “cerca de 600 mil euros” de dívidas

Cultura

Santa Cruz entra em 2026 ao som da Banda Abel Alves

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

IPMA estuda crescimento excessivo de algas na Lagoa de Óbidos 
Desporto

Dupla luso-francesa lidera primeira sessão na prova de ondas gigantes na Nazaré

AD vence em Alcobaça, PS fica em segundo lugar
Economia

Município de Alcobaça aprova orçamento de 72,5 ME para 2026

Bloco Operatório do Hospital de Torres Vedras recebe certificação de qualidade “Nível Bom”
Sociedade

Bloco Operatório do Hospital de Torres Vedras recebe certificação de qualidade “Nível Bom”

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.