A Xeques Orquestra recebeu o “Prémio Carreira 2024”, atribuído pelo Rotary Club do Bombarral.
Todos os anos os clubes rotários homenageiam uma personalidade que se tenha distinguido pelo seu trabalho ao longo da sua vida profissional e que tenha contribuído para o desenvolvimento da comunidade local.
O fundador da banda, Filipe Correia, referiu durante a distinção que “hoje a Xeques Orquestra é uma marca. É uma marca que toda a gente conhece se forem ao norte ou ao Algarve ou falarem da nossa banda toda a gente em dez pessoas, três ou quatro sabem que existe este projeto e isso muito nos orgulha e nós queremos ter muita longevidade e devemos tudo isso a vocês”.
“A Xeques Orquestra de uma forma particular, genuína e se calhar como nenhuma outra empresa ou projeto tem feito uma manifestação de cultura, à nossa maneira, mas pelo menos com uma coisa, com a bandeira do Bombarral, bem esticada falamos sempre no Bombarral e com muito amor, com muito orgulho e com muita dignidade”, realçou Filipe Correia.
A Xeques Orquestra foi fundada em 1992, na aldeia do Carvalhal, no concelho do Bombarral, pelos irmãos Filipe e Rui Correia em conjunto com outros músicos locais. Inicialmente, a banda era composta por Filipe Correia (vocalista), Rui Correia (teclista), Bruno Santos (trompete), Rui Braz (saxofone), Vasco Costa (bateria), João Pedro Granado (guitarrista) e Duarte (baixista). Em 2010, o grupo musical deu um salto qualitativo com a aquisição de um camião-palco, que permitiu oferecer ao público um espetáculo diferente do habitual, com um cenário móvel e uma aposta em ecrãs, luzes, som e vários efeitos que complementam a performance dos músicos.