O presidente da Câmara Municipal do Cadaval iniciou ontem, uma visita de três dias ao município de Santa Catarina, em Cabo Verde.
Durante esta visita, ocorreu a entrega de um autocarro, com capacidade para 40 passageiros, destinado ao serviço de transporte escolar de Santa Catarina, resultante do acordo de geminação entre os dois municípios.
“No primeiro encontro com a Presidente Jassira, uma das primeiras questões levantadas foi a do transporte escolar em Santa Catarina, um município com uma comunidade jovem, ao contrário de Cadaval, e achamos que tínhamos um carro em perfeitas condições para colmatar essa dificuldade”, destacou o autarca cadavalense.
“Facilitar o acesso à educação aos jovens, é uma forma de equilibrar socialmente a sociedade”, considerou o edil do Cadaval, realçando que “se todos tiveram acesso à educação estão todos em pé de igualdade no acesso às oportunidades”.
José Bernardo Soares, ressaltou ainda que os municípios do Cadaval e de Santa Catarina, têm várias características em comum e podem ter algumas necessidades que um município pode ajudar o outro e vice-versa.
Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, explicou que o autocarro vai, sobretudo, dar resposta às necessidades do transporte escolar.
“O que estamos a fazer é criar a nossa frota de transporte escolar, que vai servir os alunos nos dias da semana, mas, também, os grupos culturais que fazem intercâmbio entre os municípios e, ainda, os grupos desportivos nas suas deslocações”, explicou.
O autarca do Cadaval encontra-se acompanhado de empresários que estão a analisar possibilidades de investimentos nas áreas de transporte, agricultura, saúde e saneamento.
A delegação cadavalense permanece em Santa Catarina até quinta-feira, dia 4 de abril, com um leque de atividades e visitas.