Fernando Barão deixou o cargo de coordenador da Proteção Civil de Torres Vedras.
Ao que a RTVON apurou o antigo comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras deixa o cargo após reformar-se.
Fernando Barão exercia o cargo de coordenador municipal de Proteção Civil desde 2009.
Marta Rodrigues foi anunciada como sua sucessora. Num despacho publicado no Diário da República esta quinta-feira, dia 4 de abril, pode ler-se que “foi designada, Marta Cristina Bernardes de Oliveira Alves Rodrigues, como coordenadora municipal de Proteção Civil, em comissão de serviço, em acumulação com o cargo de Chefe da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade”.
“A designação produziu efeitos a 1 de fevereiro de 2024”, revela.
Marta Rodrigues é licenciada e mestre em Engenharia do Ambiente. Em 2003 concluiu uma Pós-Graduação em Engenharia Municipal e Sanitária na Universidade Católica Portuguesa, em 2010 concluiu o Curso de Estudos e Formação para Altos Dirigentes da Administração Local (CEFADAL) promovido pelo Centro de Estudos e Formação Autárquica, em 2020 concluiu o Curso de Gestão Pública na Administração Local (GEPAL) da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais e em 2023 concluiu o Curso de Formação de Coordenador Municipal de Proteção Civil da Escola Nacional de Bombeiros.
Desde 1993 a 2024 frequentou diversos cursos, ações de formação e de enriquecimento profissional, entre outras, nas áreas de ordenamento e gestão do território e urbanismo, ambiente e sustentabilidade, regeneração urbana, tecnologias de informação e comunicação e proteção civil.
Iniciou carreira de técnica superior em 2000 desempenhando funções na Divisão de Exploração da Água e Saneamento dos SMAS de Torres Vedras. Em 2011 assumiu funções de coordenação na Divisão de Planeamento Estratégico para a Sustentabilidade na autarquia de Torres Vedras, tendo posteriormente sido designada como Chefe de Divisão de Ambiente e Sustentabilidade.