Manuel Fernandes, antigo jogador do Sporting e da Seleção Nacional, faleceu esta quinta-feira aos 73 anos. O ex-avançado estava hospitalizado e não resistiu a uma doença prolongada.
“Um jogador que marcou uma geração. Descansa em paz, Manuel Fernandes”, reagiu a Federação Portuguesa de Futebol na noite desta quinta-feira.
Durante a sua carreira, Manuel Fernandes esteve 12 épocas no Sporting, entre 1975 e 1987, onde marcou 257 golos em 433 jogos. Com a camisola do Sporting, conquistou dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça de Portugal. Em dezembro de 2020, a porta 7 do Estádio José Alvalade foi nomeada em sua homenagem, coincidindo com o 34.º aniversário da vitória por 7-1 sobre o Benfica, na qual Manuel Fernandes marcou o sétimo golo.
Em dezembro de 2020, a porta 7 do Estádio José Alvalade foi designada com o nome de Manuel Fernandes, em homenagem ao antigo capitão.
Ao longo da carreira, Manuel Fernandes representou seis clubes, entre os quais o 1.º de Maio Sarilhense, a CUF, o V. Setúbal, o New Englant Tea Men, o Rochester Lancers e o Sporting.
Como treinador, Manuel Fernandes orientou dez equipas, com destaque para o Santa Clara, clube pelo qual conquistou uma Segunda Divisão B, uma II Liga e uma Supertaça.
Além do Santa Clara, Manuel Fernandes treinou também Estrela da Amadora, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Sporting, Penafiel, ASA, União de Leiria e Vitória de Setúbal.
Num vídeo de homenagem ao “eterno capitão”, o Sporting recordou os momentos mais marcantes da carreira de Manuel Fernandes.
Também numa publicação nas redes sociais, a Seleção Nacional lamentou a perda do futebolista que “marcou uma geração”.