A edição deste ano da Feira de São Pedro, que decorreu entre 27 de junho e 7 de julho, no Parque Regional de Exposições de Torres Vedras, contou com cerca de 212 mil visitantes.
Os dados foram avançados em comunicado pela organização do certame e representa uma redução de 43 mil pessoas em relação a 2023.
Segundo a empresa Municipal Promotorres, a diminuição no número de visitantes deveu-se “às condições climatéricas nos dois primeiros dias do evento e, também à realização dos jogos de Portugal no Campeonato Europeu de futebol”.
No comunicado enviado à RTVON, a organização do evento refere que apesar da queda na afluência, a organização considerou o evento um “sucesso”.
A edição deste ano comemorou os 731 anos da Feira de São Pedro e contou com a participação de mais de 162 expositores de produtos e serviços, 109 feirantes tradicionais, 30 locais de venda de artesanato, 26 espaços de divertimentos e jogos, áreas de restauração com cinco restaurantes, oito tasquinhas e 32 espaços de comida e bebida. A feira também dispôs de uma zona de animação com cinco bares.
A organização refere ainda em comunicado que o “êxito” desta edição deve-se, também, aos três grandes concertos, que tiveram lugar no Parque da Cerca de Santa Maria com Bárbara Bandeira, Pedro Abrunhosa e Ivandro, que decorreram nas noites de 5, 6 e 7 de julho, respetivamente.
Os vinhos da Região de Lisboa estiveram em destaque no espaço “Vinho nas Linhas”, no Pavilhão Multiusos, que contou com a presença de 19 produtores. Este espaço resultou de uma parceria com a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.
A Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) também marcou presença com um espaço dedicado à produção hortícola e às soluções tecnológicas para o setor.
O Auditório Feira de São Pedro – Caixa Agrícola de Torres Vedras acolheu, durante os 11 dias, várias conversas, palestras e conferências organizadas pela Agência Investir, abordando temas relacionados com o desenvolvimento do município, a agricultura sustentável e inovação, a floresta e o seu impacto.
Numa altura em que se comemora os 50 anos do 25 de abril, a autarquia de Torres Vedras “traçou um retrato pelos 50 anos de Democracia no Concelho” através de uma exposição, patente junto à entrada no Pavilhão Expo, e também os Serviços Municipalizados de (SMAS) de Torres Vedras que apresentaram uma exposição “A Casa do cidadão 2030”.
A Feira de São Pedro continuou a ser um Ecoevento Valorsul, “assumindo, cada vez mais o compromisso de redução do impacto ambiental” através de recolha seletiva de resíduos e ações de sensibilização para práticas sustentáveis. O valor monetário resultante dessas ações será entregue a uma instituição local.
No que diz respeito à segurança, a PSP voltou a marcar presença com a pulseira identificativa da campanha “Estou Aqui”, destinada a crianças dos 2 aos 15 anos.
Para além disso, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), durante dois dias fizeram uma ação, com recurso a uns óculos simuladores, que desafiou os visitantes da Feira de São Pedro a experimentarem, num ambiente seguro, os efeitos do álcool e de substâncias psicotrópicas na condução.