Segunda-feira, 20 Abril, 2026
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Publicidade
PUBLICIDADE

Início » Ministério Público pede 23 anos de prisão para acusado de assassinar namorado no Cadaval

Ministério Público pede 23 anos de prisão para acusado de assassinar namorado no Cadaval

Agência Lusa por Agência Lusa
16 de Julho, 2024
em Sociedade
A A
© RTVON

© RTVON

64
Partilhas
1.3k
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O Ministério Público pediu uma pena de prisão de, pelo menos, 23 anos de prisão, para um homem acusado de homicídio e profanação do cadáver do namorado no Cadaval, em abril de 2023.

PUBLICIDADE

Nas alegações finais do julgamento, no Tribunal de Loures, a magistrada do Ministério Público disse que o “arguido deverá ser condenado pela prática dos factos constantes na acusação” e que “agiu de forma insensível e indiferente pela vida humana”

“Estes factos indiciam a prática de muita violência na execução destes crimes, portanto, a pena a aplicar não deve ser inferior a 23 anos de prisão”.

Já a advogada de defesa, Fátima Henriques, pediu a absolvição do arguido do crime de homicídio, por não haver provas de que “as três pancadas foram desferidas pelo arguido” e lembrando ao tribunal que aquele colaborou com a Polícia Judiciária na investigação.

Na primeira sessão do julgamento, o arguido disse que não matou o homem com quem manteve uma relação amorosa durante mais de 10 anos e com quem tinha começado a viver em abril de 2023, explicando que ele consumiu estupefacientes e começou a “vomitar, morrendo à sua frente” de alegada overdose, em casa.

PUBLICIDADE

O homem confirmou os restantes factos da acusação, entre os quais o de ter esquartejado a vítima para se desfazer do corpo, para não vir a ser responsabilizado criminalmente.

Admitiu ainda que não conseguiu transportar o corpo para fora da sua casa, pelo que decidiu separá-lo em diversas partes, que meteu em sacos de plástico pretos e colocou em vários locais isolados com a ajuda de outra pessoa, que não quis identificar.

A negação do crime de homicídio contraria as declarações que prestou em maio de 2023, após ter sido detido, quando assumiu à Polícia Judiciária e ao juiz de Instrução Criminal a autoria dos crimes, mostrando-se arrependido e apontando à PJ os locais para onde tinha atirado os sacos, reconstituindo os factos.

Segundo a acusação, o arguido e a vítima, de nacionalidade brasileira, conheceram-se em 2007 quando o suspeito o ajudou a tratar do processo de legalização em Portugal e mantinham desde esse ano uma relação amorosa.

Por se encontrar em “situação económica débil”, a vítima pedia com frequência dinheiro ao arguido para pagar a pensão de alimentos das filhas, a prestação do empréstimo do seu veículo e despesas de alimentação, ameaçando terminar a relação se não o ajudasse.

Tendo em conta as pressões da vítima, descreve a acusação, o autor dos crimes “foi-se convencendo cada vez mais” de que o namorado apenas mantinha a relação para poder obter benefícios económicos” e passou a desconfiar dele, controlando os seus movimentos.

Em 26 de abril desse ano recusou ajudá-lo, o que terá levado a vítima a humilhá-lo, com ofensas verbais, e a deixá-lo revoltado.

Após ponderar matar o companheiro, muniu-se de uma marreta e, enquanto aquele dormia, terá desferido com força pelo menos três pancadas na cabeça, causando-lhe várias lesões e hemorragia cerebral e, por conseguinte, a morte.

Por ter trabalhado na morgue do Cadaval e ter experiência no corte de cadáveres, esquartejou o corpo “para dele se desfazer de forma mais fácil” e colocou-o em sacos de plástico.

Já na madrugada do dia 28, transportou no seu veículo os vários sacos, atirou-os para diferentes locais isolados e regressou a casa, assim como escondeu num terreno parte do colchão manchado de sangue onde a vítima se encontrava a dormir.

Depois, regressou a casa e lavou a viatura, roupas, o chão e as paredes da casa, os móveis, as facas e o serrote que usou, para tentar esconder as provas do crime, indica o documento.

A descoberta por populares de um saco com parte de um corpo, na noite do dia 02 de maio, alertou a Polícia Judiciária, que começou a investigar o caso, encontrando depois mais sacos.

A existência de tatuagens em várias partes do corpo, uma das quais com referências à bandeira nacional do Brasil, permitiram às autoridades identificar a nacionalidade da vítima.

Três dias depois da descoberta do primeiro saco, a PJ deteve o suspeito, que, após ser presente a tribunal, ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

O coletivo de juízes agendou a leitura do acórdão para dia 22 de julho.

Etiquetas: CadavalCrimeHomicídioLei e justiçaPrisãoTribunal
Partilhar26Tweet16
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Sociedade

Ferido grave em queda de parapente em São Martinho do Porto

Gaeiras assinala 25.º aniversário da elevação a vila
Sociedade

Gaeiras assinala 25.º aniversário da elevação a vila

Mau tempo: circulação condicionada em várias vias do concelho de Torres Vedras
Sociedade

Torres Vedras limpa Rio Sizandro para evitar inundações

Encerrado lar ilegal em Peniche por suspeitas de maus-tratos
Sociedade

Projeto que evita ida dos idosos às urgências no Oeste vai abranger mais lares

Sociedade

Peniche recebe evento “(en)REDES – uma rota pela cultura” no âmbito do Plano Nacional das Artes

Polícia Judiciária detém suspeito de pornografia de menores em Caldas da Rainha
Sociedade

Prisão preventiva para estudante suspeito de crimes sexuais sobre colegas na Lourinhã

Polícia Judiciária detém suspeito de pornografia de menores em Caldas da Rainha
Sociedade

Jovem detido por crimes sexuais e sequestro em visita de estudo à Lourinhã

Greve de enfermeiros em Vila Franca de Xira com “adesão expressiva” no bloco operatório
Sociedade

Torres Vedras acolhe Jornadas de Enfermagem da ULS Oeste dedicadas aos cuidados de urgência

VER MAIS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Destaques

Três deslocados por risco de derrocada na Encosta do Castelo em Torres Vedras
Sociedade

Torres Vedras investe 500 mil euros para expropriar habitações junto ao Castelo

Polícia Judiciária detém suspeito de pornografia de menores em Caldas da Rainha
Sociedade

Jovem detido por crimes sexuais e sequestro em visita de estudo à Lourinhã

Sociedade

Mulher encontrada inconsciente na A8 e transportada para Hospital de Leiria

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Sociedade

Ferido grave em queda de parapente em São Martinho do Porto

Gaeiras assinala 25.º aniversário da elevação a vila
Sociedade

Gaeiras assinala 25.º aniversário da elevação a vila

Cultura

Monumento ao cantor Beto vai ser inaugurado no domingo em Peniche

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.