A Câmara Municipal de Óbidos anunciou a aquisição de 50 kits de primeiros socorros, como parte de uma estratégia para melhorar a segurança de utentes e profissionais em espaços municipais.
Num comunicado a que a RTVON teve acesso, a autarquia explica que os kits serão distribuídos por escolas, jardins de infância, atividades de tempos livres (ATL) e outros serviços, com o objetivo de “aumentar a capacidade de resposta a emergências”.
A iniciativa, coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), reflete, segundo refere a edilidade, “o compromisso do município com a segurança dos seus munícipes e visitantes”. A primeira fase da distribuição abrangeu 20 kits, enquanto a segunda fase, que está a decorrer esta semana, contempla mais 30 kits.
Os kits incluem material essencial de primeiros socorros, como compressas, ligaduras, soro fisiológico, pensos rápidos, adesivo, termómetro, tesoura de pontas redondas, luvas, máscara de proteção, lençol térmico, pomada para queimaduras e máscara de reanimação. Nos jardins de infância e ATL foram distribuídos kits de dois tamanhos, com o maior destinado a atividades externas, como visitas à praia, contendo pomadas para picadas de insetos e pequenos ferimentos.
Cada espaço terá um responsável pela gestão do kit, com a reposição de material assegurada pelo SMPC. O próximo passo será a realização de ações de sensibilização em primeiros socorros para os colaboradores responsáveis, “garantindo uma resposta eficaz em situações de emergência”, refere o município de Óbidos.
Paralelamente, a autarquia está a expandir o seu Programa Municipal de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), aumentando de cinco para 18 os locais equipados com esses dispositivos. Os novos desfibrilhadores serão instalados em diversos espaços municipais (administrativos, educativos, culturais, etc.), além do Centro de Saúde de Óbidos, do Posto da GNR e de dois locais de acesso exterior, disponíveis 24 horas por dia, próximos ao Posto de Turismo e ao Complexo Desportivo de Óbidos.
O programa está atualmente em processo de licenciamento pelo INEM, e 106 colaboradores do município obidense foram formados para operar os dispositivos. A autarquia reitera que esta iniciativa “reflete a preocupação do município em garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes, colaboradores e utilizadores dos espaços públicos”.