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Início » Variante de 11,6ME atrasada em Torres Vedras aguarda parecer sobre avaliação ambiental

Variante de 11,6ME atrasada em Torres Vedras aguarda parecer sobre avaliação ambiental

Agência Lusa por Agência Lusa
30 de Agosto, 2024
em Sociedade
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A variante rodoviária de ligação da autoestrada A8 às Palhagueiras, um investimento em Torres Vedras financiado em 11,6 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência, aguarda por pareceres sobre a eventual Avaliação de Impacto Ambiental.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), que gere os fundos do PRR nesta região, explicou à agência Lusa que o município dispõe de um prazo até junho de 2026 para concluir o investimento, para o qual estão aprovados 11,6 milhões do Plano de Recuperação.

A construção da variante de ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras deverá decorrer em 18 meses, prazo a contar do início da obra.

No município de Torres Vedras, a oposição tem exigido explicações sobre o ponto de situação do projeto, pela urgência em aproveitar o financiamento do PRR e melhorar as acessibilidades para quem reside e trabalha na freguesia de A-dos-Cunhados e Maceira, onde se localiza a maioria das centrais hortofrutícolas do concelho, um importante abastecedor do país e do mercado da exportação.

Nas últimas reuniões públicas do executivo municipal, a presidente da câmara, Laura Rodrigues (PS), admitiu que “o projeto está mais atrasado do que gostaria”, por estar dependente de pareceres da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, “nem sempre alinhadas com o despacho rápido de projetos PRR”, e também pela mudança de Governo.

Questionada pela agência Lusa, a autarquia do distrito de Lisboa esclareceu por escrito que a fase de projeto está concluída, aguardando-se pelo parecer da APA, e escusou-se a dar o ponto de situação do processo de eventuais expropriações de terrenos ou a estimativa dos custos associados.

A presidente da câmara também optou por remeter esclarecimentos para mais tarde.

Por necessitar de parecer quanto à eventual submissão do projeto a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), a câmara municipal remeteu o projeto prévio à APA em junho de 2023 e, já em junho deste ano, o projeto final, informou a agência, numa resposta à Lusa.

Após pareceres da CCDRLVT, da Direção-Geral do Património Cultural, da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, “a APA encontra-se agora a preparar o seu parecer técnico final”.

Em setembro de 2023, confrontada com o projeto prévio, a APA defendeu que teria de ser sujeito a AIA, para se avaliar sobretudo a localização da via e as implicações da sua construção na zona envolvente, segundo a pronúncia, a que a Lusa teve acesso.

“Considera-se que o mesmo pode ser suscetível de provocar impactes negativos significativos no ambiente, nomeadamente ao nível dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, e ao nível do ordenamento do território”, concluiu.

Segundo a agência, a via é atravessada por vários cursos de água pertencentes às bacias hidrográficas dos rios Alcabrichel e Sizandro e, apesar de não ser uma zona inundável ou ameaçada de cheias, a estrada poderá alterar as condições hidrológicas a nível de drenagem dos terrenos e “funcionar como barreira ao escoamento das águas superficiais”.

Em relação aos recursos hídricos subterrâneos, o projeto vai “afetar” os níveis freáticos das captações existentes, podendo causar “diminuição da recarga dos aquíferos”. O traçado da via atravessa ainda áreas florestais, agrícolas e ecológicas.

Por isso, foi proposta a apresentação de alternativas ao traçado, tendo em conta as condicionantes, e de soluções de retenção e impermeabilização das águas.

Em dezembro de 2022, a Câmara de Torres Vedras aprovou o traçado da variante, com uma extensão de seis quilómetros e duas faixas em cada sentido, o que vai permitir desviar perto de três centenas de veículos da vila de A-dos-Cunhados.

Em janeiro de 2023, o município obteve financiamento do PRR para o projeto, no âmbito dos apoios para melhorar a competitividade dos parques empresariais, tendo a comparticipação aumentado dos iniciais sete milhões de euros para 11,6 milhões.

O município está também a planear prolongar a variante até Santa Cruz, encontrando-se a “apurar o valor base do procedimento para o projeto de arquitetura”.

Etiquetas: ÁguaAmbienteConstrução e Obras PúblicasGovernoPolíticaTorres VedrasTransporte Rodoviário
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Agência Lusa

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