O Geoparque Oeste lançou a primeira Rede Regional de Estações de Borboletas Noturnas, que dá a conhecer a presença de espécies registadas no território e conta com 12 estações de monitorização.
No âmbito do lançamento da rede foram, no passado dia 06, apresentados os resultados de três anos de monitorização da estação de observação de borboletas noturnas na área de Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira, na Cadriceira, Torres Vedras.
A rede regional agora lançada resulta de uma parceria inicial com a Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas que entretanto se estendeu à Rede de Estações de Borboletas Noturnas de âmbito nacional. Integra a totalidade do território do geoparque, assim como o dos dois municípios parceiros, totalizando uma área de 1.600 quilómetros quadrados.
Pelo menos uma vez por mês as 12 estações registam as espécies que por ali habitam e transitam.