O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Alcobaça acolheu, esta segunda-feira, dia 30 de setembro, a cerimónia de assinatura do protocolo para prolongamento dos horários das creches em Alcobaça e Nazaré, informou a autarquia de Alcobaça em nota de imprensa enviada à RTVON.
O acordo foi celebrado entre 14 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), 11 do concelho de Alcobaça e 3 do concelho da Nazaré, e o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, representado pelo diretor João Paulo Pedrosa.
Este protocolo permitirá que as creches abrangidas alarguem o horário de funcionamento de sete para mais de 11 horas diárias mediante uma comparticipação mensal variável para cada instituição, por parte da Segurança Social.
Este ano, foram também criadas 16 novas vagas para crianças no concelho de Alcobaça.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, destacou a importância das IPSS, sublinhando o seu papel fundamental no apoio às comunidades locais.
“Apesar de neste momento haver fundos disponíveis, em sede de PRR, para que os municípios possam construir creches, entendemos que as nossas IPSS, muitas delas com décadas de serviço às nossas populações, estão a cumprir essa função de forma exemplar”, afirmou o autarca.
O edil assegurou que a autarquia irá “sempre dar apoio às instituições para a elaboração das suas candidaturas ao financiamento comunitário, como de resto acontece no âmbito do Conselho Local de Ação Social de Alcobaça”.
A este propósito João Paulo Pedrosa, felicitou o CBES Maiorga, o CC Cela e o CSP Vestiaria pela recente aprovação das suas candidaturas ao PRR.
“As IPSS devem estar atentas a todos os instrumentos financeiros atualmente disponíveis. Podem sempre contar com o apoio da Segurança Social e da Câmara Municipal”, concluiu.