O Complexo Desportivo Municipal de Óbidos recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Mundial de Hip Hop Unite, prova que reúne mais de um milhar de participantes e decorre entre 24 e 26 de outubro.
O evento contará com atletas de idades compreendidas entre os 7 e os 57 anos, oriundos de 15 países, entre os quais Portugal, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos, França, República Checa, Itália, Espanha, Marrocos, África do Sul, Nova Zelândia, Brasil, Colômbia, Argentina e Austrália.
A prova é uma coorganização do Município de Óbidos e da Hip Hop Unite, uma entidade internacional que pretende ligar bailarinos de todo o mundo e assumir um papel educativo para os mais jovens.
Para o presidente da Câmara de Óbidos, a realização do Mundial de Hip Hop no concelho é “mais um sinal da capacidade deste território de atrair eventos de dimensão internacional”. “Somos um concelho de referência em vários domínios e é reconhecida a nossa aptidão para organizar grandes eventos. O hip hop é uma modalidade e uma arte em crescimento e, por isso, é com muito orgulho que recebemos os melhores dançarinos do mundo, esperando que também os nossos jovens se deixem envolver por toda esta criatividade na dança”, sublinha Filipe Daniel.
O primeiro dia do World Championships – Hip Hop Unite é destinado à realização de workshops, estando a competição propriamente dita concentrada nos dias 25 e 26. No domingo, dia 27, já após o encerramento do Mundial, há uma Urban Fest, que começa pelas 11h00 e termina pelas 17h00, destinada às escolas do Oeste e que é de acesso gratuito ao público.
O evento conta ainda com um espaço de street food, demonstração de artes urbanas, concertos e sets de hip hop, num programa que agrada a todas as gerações.
De sexta-feira a domingo, há animação musical garantida no Palco Pioneer, instalado junto ao Pavilhão, com atuações de vários DJ, entre os quais o conhecido DJ Ride no dia 25. Neste dia está também prevista uma demonstração de beatbox. No dia 26, haverá uma Party para todos os participantes e visitantes com Chico da Tina, DJ Princesa e DJ Prilho, com entrada livre.