A praia de Supertubos, em Peniche, recebeu hoje o início da competição Bom Petisco Peniche Pro, etapa final da Liga MEO Surf 2024, que determinará o campeão nacional masculino de surf. Os principais candidatos ao título, Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes, avançaram na primeira rodada, mantendo acesa a disputa pela liderança.
A competição começou com os trials masculinos, onde o jovem local Matias Canhoto destacou-se e garantiu a passagem para o quadro principal.
Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes competiram no equador da ronda, em baterias seguidas, e ambas tiveram desempenhos idênticos. Guilherme Ribeiro venceu a oitava bateria com 11,70 pontos, enquanto Tomás Fernandes respondeu na bateria seguinte, triunfando com um score de 10,25.
Antes do duelo pelo título, outros surfistas ajudaram a elevar o nível neste dia inaugural em Peniche, com destaque para Francisco Ordonhas, autor da melhor onda do dia (7,75 pontos) e melhor score (13,50). Afonso Antunes, com 12,85 pontos, Luís Perloiro, com 12,25, Jaime Veselko e Daniel Nóbrega, ambos com 12 pontos, foram outros dos surfistas que conseguiram vitórias expressivas neste dia de abertura.
Ivo Cação, Miguel Lages e Francisco Benjamin foram eliminados logo na primeira ronda, após dificuldades nas condições do mar.
Na próxima fase, Guilherme Ribeiro vai estar no heat 4 da ronda masculina, onde enfrenta João Roque Pinho, Matias Canhoto e Salvador Dias, enquanto na bateria seguinte Tomás Fernandes mede forças com Halley Batista, Miguel Matos e Francisco Anglani.
Ao início da tarde foi para a água a ronda inaugural feminina, onde Kika Veselko e Teresa Bonvalot, que já se sagrou campeã nacional feminina por antecipação, estiveram um nível acima da concorrência, com 12,75 e 12,25 pontos, respetivamente. Gabriela Dinis, Constância Simões, Sofia Matos e a jovem local Ana Mel foram as outras vencedoras do dia. A surpresa do dia foi a eliminação da ex-bicampeã nacional Carolina Mendes.