Domingo, 12 Outubro, 2025
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Rotating Image
PUBLICIDADE

Início » Governo com 265,1 milhões de euros para novo hospital do Oeste

Governo com 265,1 milhões de euros para novo hospital do Oeste

Agência Lusa por Agência Lusa
20 de Novembro, 2024
em Política
A A
27
Partilhas
531
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O Governo inscreveu 265,1 milhões de euros para o novo hospital do Oeste no Orçamento do Estado (OE) para 2025, de acordo com uma nota do Ministério da Saúde entregue ao parlamento.

“O Governo, em 2025, adota as diligências necessárias para assegurar os procedimentos para a construção e equipamento de quatro infraestruturas hospitalares”, entre as quais consta o novo hospital do Oeste, é referido na proposta de OE2025 entregue na Assembleia da República em 10 de outubro.

Numa nota explicativa do OE2025 enviada mais tarde ao parlamento, o Ministério da Saúde esclareceu que se encontram inscritos 265,1 milhões de euros para o novo hospital do Oeste.

“O atual Governo previu pela primeira vez no Plano Plurianual do Serviço Nacional de Saúde uma dotação de 265 milhões de euros para a construção do novo hospital do Oeste e isto é positivo”, reagiu na semana passada o deputado do PSD Marco Claudino no parlamento, para lembrar a seguir que “falta concretizar e definir em definitivo a sua localização” pelo atual Governo.

Em outubro, numa reunião com os 12 autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assegurou que o concurso para a infraestrutura hospital deverá ser lançado “durante o primeiro semestre de 2025”.

Na altura, o presidente da CIM Oeste, Pedro Folgado (PS), disse à agência Lusa que “se vai construir o hospital”, mas que o Ministério da Saúde não tinha ainda decidido sobre a localização do novo equipamento, nem sobre o modelo de financiamento.

Isso apesar de, em julho, o parlamento ter recomendado ao governo que “assegure a construção e funcionamento do novo hospital público do Oeste no decorrer da atual legislatura” e que decida o método de financiamento “antes da discussão do Orçamento do Estado para 2025”.

A construção do novo hospital do Oeste consta da ‘Pasta de Transição’ entregue pelo governo socialista liderado por António Costa ao atual primeiro-ministro, o social-democrata Luís Montenegro.

O perfil assistencial e a localização foram aprovados em junho de 2023, “estando em estudo o modelo de financiamento”, que foi entregue à consultora PricewaterhouseCoopers (PWC) em fevereiro deste ano.

O novo hospital deverá cingir a área de influência a Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã, excluindo Nazaré e as freguesias de Alcobaça e Mafra atualmente servidas.

A decisão do anterior executivo de se construir o futuro hospital no Bombarral, num terreno de 54 hectares, teve em conta a sua centralidade em relação aos concelhos que vai servir e a dimensão do terreno que permite a expansão da nova unidade, se tal vier a ser necessário.

A escolha do Bombarral foi ainda sustentada em critérios de acessibilidade, como a proximidade à saída 11 da Autoestrada 8 (que atravessa todo o Oeste) e à estação do caminho-de-ferro.

O novo hospital deverá substituir as atuais unidades de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche da Unidade Local de Saúde do Oeste, que servem 300 mil habitantes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Etiquetas: CHOCHOesteGovernoNovo Hospital do OesteOrçamentoSaúde
Partilhar11Tweet7
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Política

Vítor Marques acusa Luís Montenegro de “manobra político-partidária” sobre o hospital do Oeste

Sérgio Galvão defende que novo Hospital do Oeste ainda pode ser em Torres Vedras
Política

Sérgio Galvão defende que novo Hospital do Oeste ainda pode ser em Torres Vedras

António Filipe número dois da CDU por Lisboa e João Ferreira em décimo
Política

CDU manifesta “profunda preocupação e indignação”, após anúncio da suspensão do novo Hospital do Oeste

Política

Bloco de Esquerda de Torres Vedras critica adiamento da decisão sobre o Hospital do Oeste

Política

FRO/PS manifesta “preocupação e indignação” após anúncio da suspensão do novo hospital do Oeste

Duas centenas de cidadãos em protesto contra o estado da Saúde em Torres Vedras
Política

Presidente da Assembleia Intermunicipal do Oeste repudia suspensão do novo Hospital do Oeste

Montenegro reconhece desporto e cultura determinantes para o desenvolvimento
Política

Montenegro suspende decisão sobre localização do Hospital do Oeste

Câmara Municipal promove a contratação de mais dois médicos para o Bombarral
Política

Socialistas questionam “verdadeiras intenções” do Governo sobre novo Hospital do Oeste

VER MAIS

Destaques

Montenegro reconhece desporto e cultura determinantes para o desenvolvimento
Política

Montenegro suspende decisão sobre localização do Hospital do Oeste

Professor de Alenquer em prisão preventiva por nova queixa de abusos sexuais a aluna
Sociedade

Descobre que é vítima de abusos a ver série na televisão. Padrasto é detido pela PJ em Torres Vedras

Polícia Judiciária detém suspeito de pornografia de menores em Caldas da Rainha
Sociedade

Ministério Público acusa homem de 19 crimes de abuso sexual de menor na região Oeste

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Cultura

Festival de Curtas de Surf regressa à Lourinhã

Ataque de orcas ao largo de Peniche, tripulantes de veleiro tiveram de ser resgatados
Sociedade

Ataque de orcas ao largo de Peniche, tripulantes de veleiro tiveram de ser resgatados

Salir do Porto recebe a primeira edição do Festival do Frango Assado
Sociedade

Varatojo recebe este domingo o 5º Festival do Frango

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.