O “Espaço F”, uma resposta criada pelo município de Óbidos para proporcionar acompanhamento terapêutico gratuito à população do concelho, foi distinguido pelos Prémios Nacionais de Educação (PNE) com duas menções honrosas, nas categorias “Igualdade e Inclusão” e “Saúde”.
Em comunicado, a Câmara de Óbidos, refere que o “Espaço F” funciona no Complexo Desportivo Municipal e integra duas salas terapêuticas: a “Sala Snoezelen”, um espaço de estimulação multissensorial com diversos equipamentos e materiais que permitem aos utilizadores usufruírem de momentos de estimulação, relaxamento e bem-estar, e a sala “Incluir pela Arte”, um espaço criativo que aposta na inclusão social através de práticas artísticas.
O serviço tem como público-alvo idosos, jovens em risco de abandono escolar ou pessoas com deficiência e funciona, também, como uma resposta na promoção de um turismo acessível, disponibilizando atividades para pessoas que tenham dificuldade em deslocar-se, enquanto os familiares ou amigos visitam a vila de Óbidos.
Os PNE são atribuídos anualmente, numa cerimónia que distingue, por mérito ou louvor, municípios, escolas ou instituições com trabalho reconhecido e com impacto positivo no território, no âmbito da Educação. Este ano a cerimónia decorreu na terça-feira, no Templo da Poesia, em Oeiras.