O município do Cadaval prepara-se para celebrar o 127.º aniversário da sua restauração.
As comemorações deste evento histórico e cultural terão lugar nos dias 10, 12 e 13 de janeiro, com um programa destinado a todos, habitantes e visitantes. As festividades culminam no feriado municipal na segunda-feira, dia 13 de janeiro.
A Restauração do Cadaval remonta ao século XIX, durante um período de reformas administrativas em Portugal, durante o qual o concelho foi extinto e integrado em municípios vizinhos. No entanto, em 1897, com a chegada ao poder do Partido Progressista, o Cadaval reconquistou a sua autonomia, culminando com a restauração oficial do concelho em 13 de janeiro de 1898. Desde então, essa data é comemorada como feriado municipal, marcando um marco importante na história local.
O programa de 2025 contempla vários eventos culturais e solenes que celebram a história e a cultura do Cadaval. As comemorações têm início esta sexta-feira, 10 de janeiro, com o concerto “Camões: 500 anos”, que terá lugar no Cine Auditório Valentina de Abreu, na Avenida dos Bombeiros Voluntários. O espetáculo, destinado à comunidade escolar, começa às 15 horas, enquanto a sessão aberta ao público geral decorre às 21 horas, com entrada gratuita.
No domingo, dia 12 de janeiro, o Grupo Coral do Cadaval realizará o tradicional “Concerto de Ano Novo” na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no centro da vila, às 16 horas.
Na segunda-feira, 13 de janeiro, a comemoração inicia-se pelas 10 horas com a “Cerimónia de Hastear da Bandeira” nos Paços do Concelho, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Cadaval. Às 10h45, será inaugurado o novo Polo Cultural e Social da Fonte, na Rua do Olival da Fonte, com uma atuação da Orquestra Juvenil da Associação Filarmónica Cultural do Cadaval.
A manhã encerra com uma “Missa pelos Beneméritos do Concelho”, celebrada ao meio-dia na Igreja Matriz do Cadaval.
Às 15h00, nos Paços do Concelho, será apresentado o livro “A Fábrica da Neve da Serra do Montejunto”. A programação do feriado municipal encerra às 15h30 com a exibição do documentário “Real Fábrica do Gelo”.