A Câmara Municipal da Lourinhã iniciou as obras de reabilitação e ampliação da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, um investimento de 5,1 milhões de euros, disse fonte da autarquia à agência Lusa.
A empreitada vai decorrer durante 18 meses e contempla obras de ampliação, com a construção de seis novas salas, duas das quais para tecnologias de informação, de instalações sanitárias, de arrecadações e de área de arquivo, bem como ampliação da sala de convívio e refeitório existentes, segundo dados enviados à agência Lusa pela autarquia.
As intervenções de reabilitação destinam-se a “resolver anomalias identificadas no edificado”, tais como problemas de infiltração nas coberturas.
A empreitada engloba um novo revestimento em fachada e pintura, reparação de pavimentos interiores danificados e paredes interiores, substituição de estores e caixilharias, remodelação das instalações sanitárias e balneários, instalação de ventilação no pavilhão desportivo, revisão dos sistemas de segurança contra incêndios, de anti-intrusão e de abastecimento de gás, criação de estacionamento privativo, substituição de luminárias interiores e exteriores e instalação de novo sistema de videovigilância.
A câmara municipal aprovou, no final de agosto, lançar o concurso público para a empreitada, e veio a prorrogar o prazo para apresentação de propostas até 1 de outubro.
O município obteve financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, que contempla a modernização de escolas do segundo e terceiro ciclos e ensino secundário.
As atuais instalações da Escola Secundária da Lourinhã foram inauguradas em 2005, depois de ansiadas durante 40 anos pela comunidade escolar, face à falta de espaço e às condições degradadas das anteriores.
A Escola Secundária da Lourinhã, entretanto designada Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, é a sede do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, constituído em julho de 2010.