A Biblioteca Municipal de Torres Vedras irá assinalar o Dia Mundial da Poesia ao longo do mês de março com um conjunto de atividades.
Entre as atividades programadas, destaca-se a exposição bibliográfica “Mestres da Língua Portuguesa”, que estará patente no espaço desse equipamento de 8 a 24 de março. A exposição apresenta a coleção literária homónima, da autoria de Jorge Chichorro Rodrigues, que reúne obras de 31 autores de países com presença da língua portuguesa, de entre os quais Gil Vicente, Luís de Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Saramago, Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado. A inauguração da exposição está agendada para sábado, dia 8 de março, pelas 16h30.
No dia 15 de março, entre as 15h30 e as 17 horas, terá lugar a oficina de escrita “Poesia em tempos de guerra”. Dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 12 anos (que devem ser acompanhadas por um adulto) e orientada por Vera Alvelos, esta atividade irá levar os participantes, seja pela criação de um haiku, uma quadra ou um “cadáver esquisito”, a explorar as noções de guerra e paz. As inscrições são gratuitas e limitadas a 12 participantes, podem ser efetuadas pelo telefone 261 320 747 ou pelo e-mail bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt.
Ainda no dia 15 de março, entre as 16 às 18 horas, a comunidade de leitores s da biblioteca reunir-se-á para celebrar a poesia, numa sessão dinamizada por Odete Dias em que cada participante partilhará os textos poéticos de que mais gosta. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 261 320 747 ou pelo e-mail odetedias@cm-tvedras.pt.
Igualmente no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia promovidas pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, o espaço da mesma acolherá no dia da efeméride (21 de março), pelas 21h30, o concerto “Terras de Camões – Cantigas de Amor e de Bravura”. Refira-se que este concerto, que é apoiado pelo Plano Local de Leitura de Torres Vedras, constitui-se como uma criação original em torno de excertos de obras de Luís Vaz de Camões, à declamação dos quais se alia a música antiga. Terras de Camões será interpretado por Débora Bessa (flautas de bisel), João Francisco (voz/declamação) e Tiago da Neta (viola/alaúde).