Os distritos de Lisboa e Leiria estão, desde as 9 horas desta sexta-feira, sob aviso amarelo devido aos efeitos da depressão Jana, que vai trazer também chuva, vento e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA “esta depressão ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até dia 10 de março, estando associadas uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental”.
Esta sexta-feira, a Região Oeste, tal como todo o território continental, está sob aviso amarelo devido ao vento forte, até às 15 horas. O IPMA prevê “vento do quadrante sul com rajadas até 75 km/h”.
Entre as 12 e as 15 horas de hoje, estará em vigor um aviso amarelo para a “precipitação por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada”.
No domingo, a partir da meia-noite, o aviso para a agitação marítima passa a laranja até às 21 horas, voltando a amarelo até às 7 horas de segunda-feira. O IPMA prevê “ondas de noroeste com 5 a 6 metros, com altura máxima que pode atingir os 10 metros”.
O agravamento do estado do tempo levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para a possibilidade de inundações e acidentes.