Várias escolas do concelho de Torres Vedras estiveram esta quinta-feira encerradas por falta de eletricidade devido ao mau tempo, informou a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, durante uma conferência de imprensa de balanço das ocorrências registadas no âmbito da depressão Martinho no concelho.
“Escolas na Freiria, São Domingos de Carmões, Dois Portos, Chãos (Freiria) e Cabeça Gorda não tinham eletricidade e não abriram”, afirmou Laura Rodrigues. A autarca acrescentou que “a E-Redes está a fazer um esforço para reparar as avarias e repor o fornecimento”.

Entretanto, um casal ficou desalojado na freguesia de A-dos-Cunhados, devido ao destelhamento da habitação e foi realojado por familiares, revelou a autarca torriense à RTVON.
De acordo com a coordenadora municipal de Proteção Civil, Marta Rodrigues, o concelho de Torres Vedras registou 82 alertas de quedas de árvores, 25 das quais permaneciam pendentes de resolução até às 15 horas. Foram ainda registados 150 outros alertas relacionados com quedas de postes de telecomunicações e eletricidade, quedas de estruturas e destelhamentos.
A responsável pela Proteção Civil de Torres Vedras destacou ainda a colaboração com entidades externas, sublinhando que “têm estado ao nosso lado devidamente articulado para ultrapassar as situações que são identificadas”.
Durante a manhã, as equipas “foram reforçadas para responder com prontidão às ocorrências”, adiantou.

Os bombeiros locais registaram 150 alertas, que mobilizaram 371 bombeiros e 114 veículos. O comandante Hugo Jorge informou que o pico de ocorrências ocorreu entre as 02h00 e as 03h00, com 15 alertas para situações de quedas de árvores, de postes e estruturas, destelhamentos e uma inundação.

Até às 21 horas desta quinta-feira, o distrito de Lisboa está sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de “precipitação, por vezes forte, podendo ser de granizo e acompanhada de trovoada”.
Entre as 12 horas de sexta-feira e as 12 horas, há também aviso amarelo para “vento sudoeste com rajadas até 80 km/h, rodando para noroeste a partir da madrugada”.
