Quarta-feira, 10 Junho, 2026
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Publicidade
PUBLICIDADE

Início » Zero defende traçado Soure-Torres Vedras-Chelas por potenciar redução de emissão de gases

Zero defende traçado Soure-Torres Vedras-Chelas por potenciar redução de emissão de gases

Agência Lusa por Agência Lusa
24 de Março, 2025
em Sociedade
A A
© RTVON

© RTVON

5
Partilhas
109
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A ZERO — Associação Sistema Terrestre Sustentável propõe a solução Soure-Torres Vedras-Chelas como alternativa à linha do Oeste no último troço da Linha de Alta Velocidade, por considerar que potencia a redução de emissão de gases.

PUBLICIDADE

A consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental relativo ao último troço da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre o Porto e Lisboa, correspondente à ligação entre Soure e Carregado, terminou na sexta-feira e a Zero apresentou um parecer que pede uma alternativa “mais sustentável”, refere um comunicado

Segundo a nota, a Zero sugere um traçado “paralelo à atual linha do Oeste entre Soure e Torres Vedras e a partir daí partilhando o mesmo corredor da nova linha suburbana prevista no Plano Ferroviário Nacional (PFN) até à nova estação de Chelas”.

Esta opção iria permitir, segundo a Zero, a “ligação ao Barreiro e ao novo aeroporto através da nova travessia ferroviária sobre o Tejo” e “evitaria o atravessamento ou a proximidade ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e da Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo”.

Para a Zero, esta solução também permitiria descongestionar a Linha do Norte entre Castanheira do Ribatejo e Lisboa-Oriente, “uma das zonas mais saturadas da rede ferroviária nacional”.

PUBLICIDADE

A análise da Zero destaca que a opção Soure-Torres Vedras-Chelas permite “reduzir a pressão sobre comunidades locais face ao inevitável futuro aumento de capacidade entre o Carregado e a Estação do Oriente, que é objeto de contestação entre as populações de Vila Franca de Xira e de Alhandra”.

“Esta alternativa permite maiores e mais rápidas reduções de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), ao possibilitar a construção simultânea deste troço da LAV e da variante ferroviária de Loures na Linha do Oeste, promovendo uma mobilidade mais eficiente e sustentável na Área Metropolitana de Lisboa”, garante a associação.

O parecer admite que possa existir uma “ligeira extensão no tempo de viagem estimado entre Porto e Lisboa (cerca de 4 a 6 minutos adicionais)”, mas os “benefícios estruturais e ambientais, da alternativa proposta justificam plenamente a necessidade de uma avaliação mais aprofundada desta solução”, até porque “os passageiros ferroviários ficarão mais próximos das áreas centrais de Lisboa”.

Segundo a Zero, em termos económicos, a alternativa sugerida permite “economias de escala caso se antecipe a construção em simultâneo no mesmo corredor da nova linha suburbana de Loures”.

O investimento inicial poderá ser mais elevado, admite a associação, mas “será compensado pela maior capacidade da rede ferroviária na Área Metropolitana de Lisboa (AML), permitindo uma evolução mais rápida da quota modal do transporte público como um todo e reduzindo mais aceleradamente o uso de transporte individual, particularmente no eixo Torres Vedras-Loures–Lisboa”.

“As receitas da taxa de carbono sobre a aviação acumulam entre 150 e 200 milhões de euros desde que foi criada e deverão atingir um total de 500 milhões de euros até 2030”, pelo que “podem dar um contributo significativo para concretizar este investimento ferroviário que permite reduzir o impacto climático das viagens Porto e Lisboa e adicionalmente entre a região Oeste e o norte da AML e a capital do país”.

O troço Soure-Carregado, que contempla uma estação em Leiria, atravessa os concelhos de Rio Maior, Azambuja, Alenquer, Cadaval, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós, Leiria, Marinha Grande e Pombal.

No estudo de impacto ambiental, encomendado pela IP, há duas soluções para este troço, A e B. A primeira tem quase 116 quilómetros e a segunda pouco mais de 117 quilómetros, apresentando-se várias alternativas de traçado segundo as soluções base.

A linha de alta velocidade Porto-Lisboa, em via dupla eletrificada, vai permitir uma velocidade máxima de 300 quilómetros/hora e destina-se exclusivamente a tráfego de passageiros.

Etiquetas: AlcobaçaAlenquerAmbienteAssociação Sistema Terrestre SustentávelAzambujaCadavalCaldas da RainhaCarregadoChelasLinha de Alta VelocidadeLinha do OesteSoureTorres VedrasTransporte FerroviárioVila Franca de Xira
Partilhar2Tweet1
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Festival de Marisco “Sabor a Mar” regressa este fim de semana a Cambelas
Sociedade

Festival do Marisco da Associação Musical da Atalaia está de regresso em julho

Atouguia da Baleia homenageia combatentes no Dia de Portugal
Sociedade

Atouguia da Baleia homenageia combatentes no Dia de Portugal

Passe Navegante mantém preços em 2026 
Sociedade

Navegante disponibiliza informação em tempo real de transportes na Área Metropolitana de Lisboa

Distrito de Lisboa sob aviso amarelo devido a vento forte
Sociedade

Região Oeste sob aviso amarelo devido a vento forte

Suspensa circulação ferroviária entre Caldas da Rainha e Torres Vedras
Sociedade

Comissão de Defesa da Linha do Oeste critica demora nas reparações

Espécie “altamente agressiva”: Infestação de mosquitos no concelho de Torres Vedras
Sociedade

Câmara de Torres implementa medida para controlar infestação de mosquitos

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar com cursos gratuitos em Peniche
Sociedade

Óbidos lança plataforma que traduz em tempo real aulas em português para alunos estrangeiros

Lagoa de Óbidos no programa de Floresta Azul de proteção das pradarias marinhas
Sociedade

Mariscadores manifestam-se domingo contra proibição de apanha de bivalves na Lagoa de Óbidos

VER MAIS

Destaques

Professor de Alenquer em prisão preventiva por nova queixa de abusos sexuais a aluna
Sociedade

Jovem de 24 anos detido por abusar sexualmente de irmã menor em Torres Vedras

Varatojo celebra Santo António com seis dias de festa
Cultura

Varatojo celebra Santo António com seis dias de festa

Festival da Cerveja está de volta ao quartel dos Bombeiros do Bombarral
Cultura

Festival da Cerveja regressa ao quartel dos Bombeiros Voluntários do Bombarral

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Desporto

Caldas da Rainha e Óbidos recebem 11.ª edição do FootMania

Festival de Marisco “Sabor a Mar” regressa este fim de semana a Cambelas
Sociedade

Festival do Marisco da Associação Musical da Atalaia está de regresso em julho

Torres Vedras celebra Santo António com arraial
Cultura

Torres Vedras celebra Santo António com arraial

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram LinkedIn

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.