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Início » Oposição critica PS por atrasos na execução de variante rodoviária em Torres Vedras

Oposição critica PS por atrasos na execução de variante rodoviária em Torres Vedras

Agência Lusa por Agência Lusa
25 de Março, 2025
em Política
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A oposição na Câmara de Torres Vedras criticou hoje a maioria socialista por atrasos no processo de construção da variante rodoviária às Palhagueiras, cujo concurso público ainda não foi lançado, comprometendo financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Em quatro anos, a câmara não conseguiu lançar o concurso e vamos conseguir efetuar a obra num ano e três meses?”, questionou Sérgio Galvão, vereador do movimento independente ‘Unidos por Torres Vedras’, na reunião pública do executivo municipal.

Para o independente Sérgio Galvão e para o social-democrata Secundino Oliveira, “vai ser muito difícil concretizar o projeto” até meados de 2026, o prazo estipulado pelo PRR para conclusão de investimentos financiados, como é o caso da variante de ligação da autoestrada A8 à área empresarial das Palhagueiras, se não houver prorrogação do prazo.

“Não há ninguém que pretendesse que o processo andasse mais rápido do que nós”, respondeu a presidente da câmara, Laura Rodrigues (PS).

Na segunda-feira à noite, a Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou, por unanimidade, a proposta de revisão ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano deste ano para acomodar 7,8 milhões de euros (ME), para aumentar o montante para vários investimentos, entre eles a variante.

Apesar do voto favorável, por se tratar de um investimento estruturante para o concelho, a oposição criticou os socialistas de má gestão e atrasos no processo.

Como exemplo, apontaram que a revisão orçamental já deveria ter sido votada, uma vez que já em dezembro a estimativa orçamental para a variante era de 23 milhões de euros.

“O concurso fica com as peças todas despachadas esta semana” para ser lançado, garantiu Laura Rodrigues, estimando para final de junho a data para iniciar a obra.

O município do distrito de Lisboa vai repartir os encargos da variante por 2025 (11,5 ME) e 2026 (14,5ME).

Há duas semanas, o município aprovou um empréstimo de médio e longo prazo de 14,5 ME, a 20 anos.

A autarquia justificou o recurso ao crédito bancário tendo em conta que “a estimativa de investimento é superior ao valor do financiamento contratualizado” no PRR.

O investimento ultrapassa os 25 ME, dos quais 22,5 ME são estimados na execução da empreitada, 1,8 ME em expropriações e 1,3 ME na revisão de preços, enquanto o financiamento PRR é de 11,6 ME.

A maioria socialista tinha antes proposto pedir um empréstimo no montante de 22 ME para garantir fundos próprios para “assegurar as condições plenas de execução deste projeto estratégico e fulcral” para o concelho.

Uma vez que os prazos para a conclusão da obra ultrapassam os do PRR (junho de 2026) e não há notícias da sua reprogramação, a autarquia teme vir a perder o financiamento.

O empréstimo de 22 ME acabou por ser retirado de votação por sugestão da oposição, que defendeu ser mais prudente a autarquia não esgotar a capacidade de endividamento e continuar a contar com os 11,6 ME do PRR.

Caso não haja reprogramação do PRR e o município perder esse financiamento, defendeu a oposição, o município deverá fazer um novo empréstimo.

O empréstimo pode vir a contar para a capacidade de endividamento, se a autarquia perder esse financiamento.

O empréstimo vai ser ainda sujeito à aprovação pela Assembleia Municipal, órgão em que o PS tem maioria.

Em dezembro, o município aprovou o projeto da variante e declarou a utilidade pública de 58 parcelas de terreno, numa extensão de cerca de 40 hectares, necessárias à construção da variante rodoviária, com um encargo de 1,8 ME.

A variante vai permitir melhorar as acessibilidades para quem reside e trabalha na freguesia de A-dos-Cunhados e Maceira, onde se localiza a maioria das centrais hortofrutícolas do concelho, um importante abastecedor do país e do mercado da exportação.

Com a infraestrutura, o município pretende “potenciar, além da área empresarial de Palhagueiras, a capacidade produtiva de toda a região”.

Em setembro, a APA autorizou a construção sem avaliação ambiental.

Em janeiro de 2023, o município obteve financiamento do PRR para o projeto, tendo a comparticipação aumentado dos iniciais sete milhões de euros para 11,6 milhões.

Em 2022, foi aprovado o seu traçado, com uma extensão de seis quilómetros e duas faixas em cada sentido, o que vai permitir desviar muitos veículos da vila de A-dos-Cunhados.

O município está também a planear prolongar a variante até Santa Cruz.

Etiquetas: Câmara Municipal de Torres VedrasConstrução e Obras PúblicasMovimento Cívico Unidos por Torres Vedras (UTV)Obras PúblicasPalhagueirasPartido Social DemocrataPartido SocialistaPlano de Recuperação e Resiliência (PRR)PolíticaPSPSDTorres VedrasUnidos por Torres Vedras
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Agência Lusa

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