O velório de José Ramos, figura incontornável de Torres Vedras, realiza-se hoje, a partir das 17h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.
Amanhã, quinta-feira, pelas 15h30, o padre Vítor Melícias, preside à missa exequial, seguindo-se o funeral para o crematório de Barcarena.
José Ramos morreu na terça-feira, dia 1 de abril, aos 94 anos. Ao longo da sua vida, desempenhou um papel relevante em diversas instituições locais e foi um dos principais impulsionadores de eventos em Torres Vedras.
Nascido a 5 de maio de 1930 na Feliteira, José Ramos mudou-se para Torres Vedras aos seis anos de idade, José Ramos integrou a extinta comissão de Carnaval, sendo um dos principais impulsionadores do Carnaval de Torres Vedras durante décadas. Foi também, durante muitos anos, o responsável pela caracterização dos Reis do Carnaval.
Para além da sua dedicação ao Carnaval, destacou-se também como um dos principais impulsionadores do Festival das Vindimas.
Foi presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, tendo também sido dirigente da Tuna Comercial Torreense e do Clube Artístico e Comercial. A sua dedicação à comunidade refletiu-se ainda na sua participação em direções da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e do Sport Clube União Torreense.
José Ramos teve igualmente ligação ao teatro amador, com passagens pela Sociedade Recreativa Operária, pela Banda Recreativa Torreense e pelo Clube Artístico e Comercial.