Óbidos será palco do arranque oficial do projeto europeu Sound of Diversity, no próximo fim de semana, de 9 a 11 de maio, integrado na programação do Óbidos Vila Gaming. O evento reunirá representantes de 13 territórios europeus, numa celebração da inclusão, dos direitos humanos e da diversidade cultural, através da música, das artes, da educação e dos videojogos.
A abertura oficial acontece na sexta-feira, dia 9 de maio, às 22 horas, com um concerto de Stereossauro, na Praça da Criatividade. O artista traz consigo um conjunto de convidados de referência no panorama musical nacional, incluindo Ana Magalhães, Carlão, Capicua, xtinto e DJ Ride (Beatbombers).
No sábado, dia 10, a programação cultural continua com a inauguração da exposição “O Amor Mata”, da autoria de João Francisco Vilhena, no Museu Abílio, às 11 horas. Segue-se uma conversa entre o autor e Patrícia Ferreira (APAV Cadaval), que contará ainda com um momento de dança protagonizado por Isa Araújo.
Ainda nesse dia, às 15 horas, decorre no Museu Abílio a oficina “Os Tropeços do Amor”, dinamizada por Sílvia Santos, dirigida a crianças e jovens. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do email susana.nobre@cm-obidos.pt.
Em simultâneo, às 15 horas, na Cerca do Castelo, realiza-se uma sessão dedicada à reflexão sobre o papel dos videojogos na promoção de valores como a solidariedade, a igualdade, a inclusão e os direitos humanos. A sessão contará com as participações de António Guterres de Brito, Filipe Luz, Micaela Fonseca e Nélio Códices, com moderação de Bruno Silva. Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital (2025).
A participação em todas as atividades é gratuita.














