O empresário António Pelerito é o cabeça-de-lista do CDS-PP à Câmara de Peniche nas próximas eleições autárquicas, prometendo abdicar do salário se for eleito presidente da câmara, disse o próprio.
“O que me leva a candidatar foi ver a falta de empenho, brio e empreendedorismo da câmara municipal”, afirmou à agência Lusa António Pelerito, que decidiu avançar depois de “ouvir muita gente e tomar a decisão muito pausadamente”.
“Tenho um projeto de um hotel de quatro estrelas que demorou sete anos a ser aprovado pela câmara municipal e foi isso que me moveu a candidatar-me”, acrescentou, para exemplificar a forma como considera que a autarquia está a funcionar.
António Pelerito foi um dos 18 cabeças-de-lista autárquicos apresentados durante a convenção autárquica do CDS-PP que decorreu em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro.
A liderar a candidatura “Mais Peniche” pelo CDS-PP, o empresário concorre para “ganhar com maioria absoluta”, adiantando que o seu objetivo é “ressuscitar Peniche e não ir atrás de tachos”.
Se for eleito presidente, pretende abdicar da gerência das suas empresas para se dedicar a tempo inteiro ao município e prescindir do salário de presidente.
“Sou o único candidato com experiência e competência para gerir a câmara”, afirmou António Pelerito.
O cabeça-de-lista tenciona avançar “o mais depressa possível” com a Zona Industrial do Vale do Grou, para atrair empresas e “tirar a indústria de dentro da cidade”, assim como requalificar e ampliar a marina de recreio.
“Temos mais de um milhão de veleiros a passar ao largo da nossa costa e só param em Cascais e na Nazaré, porque a marina não tem condições, nem um posto de abastecimento de combustível”, apontou.
Outras prioridades passam pela requalificação de todas as praias do concelho e pela criação de habitação por via de cooperativas que a câmara venha a integrar e que sejam arrendadas a preços controlados.
Na saúde, quer estabelecer uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia local para colmatar a falta de médicos de família e manter os serviços de saúde em funcionamento.
“Cinco médicos atingiram a idade da reforma, foi-lhes proposto um contrato para se manterem e até à data ninguém os contactou e a câmara tem de ser o pilar disto tudo”, frisou.
António Pelerito tem 62 anos e residiu toda a sua vida no concelho.
Foi delegado de informação médica, vindo depois a reformar-se por invalidez. Mas continuou a trabalhar como empresário nos setores da restauração, pastelaria e construção civil, sendo hoje gerente de três empresas ligadas ao turismo.
António Pelerito é o quarto candidato a surgir na corrida autárquica neste concelho do distrito de Leiria, depois de Ângelo Marques (PS), João Neves (CDU) e Filipe Matos Sales (PSD).
A Câmara de Peniche é presidida desde 2017 pelo independente Henrique Bertino (Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche), que anunciou que não se recandidata ao cargo.
Nas últimas eleições autárquicas, os independentes elegeram dois elementos, o PS e o PSD outros dois cada um e a CDU um.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.