Terça-feira, 4 Novembro, 2025
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Rotating Image
PUBLICIDADE

Início » Teatro-Cine de Torres Vedras coproduz espetáculo ‘Burn burn burn’, dos Os Possessos

Teatro-Cine de Torres Vedras coproduz espetáculo ‘Burn burn burn’, dos Os Possessos

Agência Lusa por Agência Lusa
3 de Novembro, 2025
em Cultura
A A
© RTVON

© RTVON

5
Partilhas
92
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O grupo Os Possessos estrearam, na quinta-feira, na Culturgest, em Lisboa, a peça “Burn burn burn”, reflexão sobre “manobras de distração dos extremismos” que visam apenas a brutalização e divisão da sociedade, disseram as criadoras à Lusa.

Isabel Costa e Catarina Rolo Salgueiro, coautoras do texto, inspiraram-se no livro “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, para escreverem “Burn burn burn”, interessadas, sobretudo, em trabalhar “esta ideia de inflamação e de fogo associada às relações em sociedade, dentro da própria casa ou com os que são próximos”.

Catarina Rolo Salgueiro, que também encena, tinha lido aquela obra distópica de ficção científica e sugeriu a Isabel Costa uma leitura conjunta, contou à Lusa. E tudo partiu daí.

Mais do que a ficção científica do livro publicado originalmente em 1953, interessou às criadoras abordar os “argumentos utilizados a favor da queima de livros, numa sociedade sem pensamento crítico”, frisou Isabel Costa.

Ambas construíram então uma peça cuja ação se passa numa biblioteca pública, em 2025, e que “bebe muito dos argumentos excelentes que são escritos por Bradbury de uma forma extraordinária relativamente a favor ou contra uma sociedade mais livre e com acesso à literatura”, acrescentou Isabel Costa, frisando que “não é uma adaptação” do livro de Bradbury.

Para lá da “surpresa histórica e literária” de haver uma “relação muito próxima com a atualidade” naquilo que foi escrito há mais de 70 anos, o que de facto “surpreendeu” as criadoras foi “a destreza de Bradbury em escrever estes argumentos tão bem ‘cozinhados’ uns com os outros”.

Na biblioteca pública da peça, há um clube de leitura que reúne pessoas com as mais diferentes personalidades e opiniões.

Ao lerem parte do livro e discutirem sobre ele, ainda que o seu título nunca seja mencionado, os membros do clube começam logo por demonstrar como a “literatura pode dividir e criar discórdia, que é um dos principais argumentos para a sua aniquilação, para a sua destruição”, argumentou Isabel Costa.

Com opiniões díspares e muito pessoais, os participantes no clube de leitura levam as suas opiniões ao extremo, “quase como se fossem leis”, provocando “automaticamente um conflito muito grande e uma incapacidade de comunicação entre elas”.

Esta incapacidade de comunicação “vai escalar de tal forma que leva os elementos do clube de leitura a transformarem-se em algumas personagens da obra de Bradbury”, como o protagonista, Guy Montag, o comandante Beatty ou a jovem de espírito livre Clarisse McClella.

Na biblioteca existe ainda um estúdio de gravação com duas personagens, interpretadas por Catarina Rolo Salgueiro e Isabel Costa, que vão acompanhando a ação em cena e discutindo temas que vão desde uma queima de livros ocorrida em Alexandria até cenas atuais.

Duas estantes de quase tês metros, cheias de livros, mesas de biblioteca e um canto com um sofá e um televisor compõem a biblioteca onde os elementos do clube de leitura habitam e que também acaba consumida pelo fogo.

Apesar do título “irónico”, Isabel Costa considera o espetáculo “muito esperançoso, contrariamente aos tempos que vivemos”.

As autoras tinham por objetivo criar “uma metáfora grande relativamente ao que se passa em 2025”, numa espécie de hipérbole sobre as “manobras de distração dos extremismos”, ainda que a peça tenha um final “redentor”, sublinhou Isabel Costa.

O que o espetáculo pretende é “fazer o elogio da literatura”, “de forma a muscularmo-nos de pensamentos profundos, argumentos para conseguirmos debater e, no limite, discutirmos e discordarmos uns dos outros sem ser necessária esta censura de pensamento e de opiniões diferentes”, frisou.

O que interessa é perceber “que se continuarmos a agir da forma como temos agido, a democracia não vai funcionar”, concluiu Isabel Costa.

Com sessões na quinta e sexta-feira, às 21:00, e, no sábado, às 19:00, “Burn burn burn” foi apresentada no auditório Emílio Rui Vilar.

A récita de sexta-feira tem legendas em inglês e a de sábado tem audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

No dia 3 de novembro, pelas 11:00, há uma récita para escolas.

A interpretar “Burn, burn, burn” estão as autoras do texto e da encenação, juntamente com Beatriz Brás, João Pedro Mamede, João Pedro Vaz, Leonardo Garibaldi, Leonor Buescu e Tomás Alves.

Na assistência de encenação está Anna Leppänen, na cenografia, Joana Subtil, nos figurinos, Nádia Henriques, no desenho de luz, Manuel Abrantes e, no desenho de som e composição musical, Miguel Nicolau.

A peça é uma produção de Os Possessos e da Culturgest, em coprodução com o Teatro-Cine Torres Vedras.

Etiquetas: CulturaTeatroTeatro-Cine de Torres VedrasTorres Vedras
Partilhar2Tweet1
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Cultura

Greve encerra pelo menos 10 museus e monumentos nacionais em todo o país

AD vence em Alcobaça, PS fica em segundo lugar
Cultura

Obras no Mosteiro de Alcobaça retiradas do PRR vão ser candidatadas ao PT2030

Queda de parapente causa ferido em São Martinho do Porto
Cultura

Bombeiros de São Martinho do Porto organizam eventos para angariação de fundos

Óbidos Vila Natal visitado por cerca de 200 mil pessoas
Cultura

Óbidos Vila Natal abre portas em novembro

Tasquinhas e exposição de máquinas agrícolas antigas marcam arranque das Festas de Torres Vedras
Cultura

Tasquinhas e exposição de máquinas agrícolas antigas marcam arranque das Festas de Torres Vedras

Cultura

Bispo e Ana Moura enchem a Expotorres nas Festas de Torres Vedras

Ponte do Rol recebe este domingo o Encontro de Bandas do Concelho de Torres Vedras
Cultura

XI Encontro de Bandas Filarmónicas do concelho da Lourinhã realiza-se este domingo

Começa hoje a 8ª edição do Festival da Abóbora na Lourinhã
Cultura

Festival da Abóbora não se realiza este ano

VER MAIS

Destaques

Bebé de oito meses morre engasgada nas Caldas da Rainha
Sociedade

Bebé de oito meses morre engasgada nas Caldas da Rainha

Compensações dos operadores de rede elétrica a pequenos consumidores caíram 36,7% em 2023
Sociedade

Vai faltar a luz no concelho de Torres Vedras este domingo

Município da Lourinhã com orçamento de 42,4 ME para 2025
Política

DIRETO || Cerimónia de Instalação dos Órgãos Municipais da Lourinhã 2025 – 2029

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

“Os Idiotas” em cena no Teatro-Cine de Torres Vedras
Cultura

Teatro-Cine de Torres Vedras coproduz espetáculo ‘Burn burn burn’, dos Os Possessos

Homem assaltado por três jovens no interior de dependência bancária em Alcobaça
Sociedade

“Taxa Zero ao Volante”. Campanha arranca na terça-feira e vai alertar para riscos do álcool

Cultura

Greve encerra pelo menos 10 museus e monumentos nacionais em todo o país

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2025 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Gerido pela DILIGENTPIXEL - Soluções Web.