Dois projetos da Unidade Local de Saúde (ULS) foram premiados no âmbito do Impulso 2025, uma iniciativa colaborativa entre o Governo português e o Escritório Europeu da Organização Mundial de Saúde para os Cuidados de Saúde Primários.
Um dos prémios foi atribuído ao projeto “Utentes sem equipa de família com cuidados integrados e acessibilidade digital: diabetes, saúde materna, saúde infantil e rastreios”, promovido pela Unidade de Cuidados de Saúde personalizados (UCSP).
No âmbito desta iniciativa foram criadas microequipas, nas áreas dos Cuidados para a Diabetes, Saúde Materna; Saúde Infantil e Planeamento Familiar, divulgou a ULS em comunicado.
O segundo projeto premiado, “Telereabilitação ULS do Oeste: Equidade e Impacto da Fisioterapia na Hospitalização Domiciliária”, incide na telerreabilitação para doentes oncológicos, imunodeprimidos e pessoas com mobilidade reduzida seguidas em hospitalização domiciliária.
“Através da plataforma da Clynx, os utentes realizam sessões de fisioterapia acompanhadas à distância, com planos personalizados, sensores de movimento, sessões assíncronas e monitorização contínua da evolução funcional”, num modelo que, segundo ULS, reduz deslocações, diminui riscos associados a situações de fragilidade clínica e aumenta a adesão terapêutica.












