Sábado, 12 Setembro, 2026
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Publicidade
PUBLICIDADE

Início » Exibidora Cineplace encerrou cinema em Caldas da Rainha

Exibidora Cineplace encerrou cinema em Caldas da Rainha

Agência Lusa por Agência Lusa
7 de Janeiro, 2026
em Sociedade
A A
© Direitos Reservados

© Direitos Reservados

8
Partilhas
165
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A exibidora Cineplace encerrou os cinemas que explorava em centros comerciais na Guarda e nas Caldas da Rainha (Leiria), alegando a aplicação de um Plano Especial de Revitalização (PER), disse à Lusa fonte dos proprietários dos recintos.

PUBLICIDADE

A decisão abrange, no total, oito salas de cinema nos complexos que a Cineplace explorava nos centros comerciais La Vie nas Caldas da Rainha e na Guarda, ficando as duas cidades sem exibição regular de cinema.

À Lusa, fonte da administração dos centros comerciais La Vie disse que na origem da decisão de encerramento está um Plano Especial de Revitalização apresentado pela exibidora, tendo em conta que “o modelo de negócio atualmente exigido implica a garantia de números mínimos de afluência de espetadores, condição que tem sido muito difícil de atingir de forma consistente, nos últimos anos”.

Terminado o contrato de exploração dos cinemas com a Cineplace, a administração daqueles centros comerciais adiantou que está a estudar “novas soluções e conceitos que possam responder às expectativas da comunidade local”.

A agência Lusa pediu mais esclarecimentos à Cineplace não só sobre o encerramento destes dois complexos como de outras salas de cinema que a exibidora fechou em 2025, mas ainda não obteve resposta.

PUBLICIDADE

De acordo com o portal Citius, a empresa exibidora apresentou um plano de revitalização, homologado em 2021 e que lhe permitiu recuperar capacidades de gestão.

Segundo os dados mais recentes do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em 2025 a Cineplace explorava 62 salas de cinema em 12 complexos, sendo a segunda maior exibidora, atrás da NOS Lusomundo Cinemas, líder do mercado com 218 ecrãs.

Desses 12 complexos, a Cineplace encerrou em 2025 os cinemas em Portimão e no Algarve Shopping, na Guia, ambos no distrito de Faro, assim como no Madeira Shopping, no Funchal, e no Rio Sul Shopping, no Seixal (Setúbal).

Dos cinemas explorados pela Cineplace, a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) já tinha adiantado à Lusa que o Ministério da Cultura autorizou um pedido de desafetação de atividade das quatro salas no Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, a pedido dos proprietários deste centro comercial.

Estava ainda em instrução o pedido de “afetação a atividade de natureza diferente” em seis das 12 salas dos cinemas Cineplace em Braga, no centro comercial Nova Arcada.

Tanto em Viana do Castelo como em Braga, os cinemas ainda estão a operar.

A Cineplace é uma marca pertencente à exibidora brasileira Grupo Orient, que opera em Portugal desde 2013, depois de ter assinado um acordo com a Sonae Sierra, proprietária de vários centros comerciais no país.

A Grupo Orient reabriu alguns dos cinemas naqueles centros comerciais que tinham sido explorados pela exibidora Socorama, que entrou num processo de insolvência.

O panorama da exibição de cinema comercial tem em 2026 uma reconfiguração diferente, pelo encerramento de várias salas ocorrido ao longo dos últimos meses, não só da Cineplace como também da NOS Lusomundo Cinemas.

Esta exibidora encerrou a exploração de cinco salas no MaiaShopping (Porto), cinco salas no Tavira Grand Plaza (Faro) e seis salas no Fórum Viseu, às quais se juntam 12 salas na zona comercial do estádio de Alvalade, em Lisboa, no passado dia 01 de janeiro.

O Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, o maior complexo de cinema do país, explorado pela exibidora UCI, foi autorizado a desafetar a atividade cinematográfica em nove das 20 salas, por questões de “viabilidade económica”, como explicou fonte da IGAC à Lusa.

Por causa de todos estes casos, a ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho para refletir sobre a exibição de cinema e o encerramento de salas no país.

Em dezembro, Margarida Balseiro Lopes disse à Lusa que este grupo de trabalho, que integra a IGAC e o ICA, iria “olhar para o histórico dos últimos três anos” sobre pedidos de desafetação, e que terá conclusões no primeiro trimestre deste ano.

Etiquetas: Caldas da RainhaCinema
Partilhar3Tweet2
Agência Lusa

Agência Lusa

A Lusa, única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes.

Sugestões

Mais de 70 operacionais combatem incêndio nas Cesaredas
Sociedade

Mais de 70 operacionais combatem incêndio nas Cesaredas

Especialista defende futura mina de caulino em Peniche com condicionantes
Sociedade

Município de Peniche pede reunião ao Governo para manifestar oposição a mina de caulino

Município de Óbidos apoia bombeiros com 1,5 ME
Sociedade

Município de Óbidos apoia bombeiros com 1,5 ME

Inundações, ruas intransitáveis e estragos ainda por contabilizar na Lourinhã
Sociedade

Lourinhã lança concurso de 4,7 ME para reduzir risco de cheias

PRR: Candidatura de Funicular da Pederneira deverá ser aprovada em junho
Sociedade

Novo funicular entre a Nazaré e a Pederneira com abertura prevista para janeiro

Sociedade

Torres Vedras avança com levantamento 3D da Encosta do Castelo para preparar estabilização

Sociedade

Vegetação das falésias de Peniche pode dar origem a novos produtos cosméticos

Pedro Adam assume presidência e Sérgio Lopes cargo de administrador executivo da Promotorres
Sociedade

Pedro Adam assume presidência e Sérgio Lopes cargo de administrador executivo da Promotorres

VER MAIS

Destaques

Praticante de parapente desaparecido na Praia de Santa Rita — ATUALIZAÇÃO
Sociedade

Praticante de parapente ferido com gravidade após queda na Praia de Santa Rita

Praticante de parapente desaparecido na Praia de Santa Rita — ATUALIZAÇÃO
Sociedade

Praticante de parapente desaparecido na Praia de Santa Rita — ATUALIZAÇÃO

Pedro Adam assume presidência e Sérgio Lopes cargo de administrador executivo da Promotorres
Sociedade

Pedro Adam assume presidência e Sérgio Lopes cargo de administrador executivo da Promotorres

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

Cultura

Sérgio Rossi e Jorge Guerreiro são cabeças de cartaz da Festa do Ramalhal

Azueira recebe amanhã Nossa Senhora da Nazaré
Cultura

Festas de Nossa Senhora da Nazaré regressam à Igreja Nova com Raquel Tavares, José Malhoa e Matias Damásio

Chega ganha em Sobral de Monte Agraço e atira PS para terceiro
Cultura

Festas e Feira de Verão regressam a Sobral de Monte Agraço

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram LinkedIn

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Website desenvolvido pela DILIGENTPIXEL

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Website desenvolvido pela DILIGENTPIXEL