A Câmara das Caldas da Rainha vai reforçar as medidas de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, na sequência da passagem da depressão Kristin, revelou hoje o município.
Em comunicado, a autarquia refere que vai disponibilizar “apoio em carências de primeira necessidade”, nomeadamente bens alimentícios, vestuário, higiene pessoal ou outros bens “avaliados casos a caso”.
O apoio será prestado através da Unidade de Desenvolvimento Social, em colaboração com as entidades que integram a Rede Social das Caldas da Rainha e que estão já no terreno.
A Câmara Municipal apela ainda à colaboração de toda a comunidade “para a identificação de situações de isolamento, fragilidade ou carência, em particular junto de idosos”.
As situações sinalizadas devem ser comunicadas à Unidade de Desenvolvimento Social, através dos telefones 262 240 015/927 503 142 ou do endereço de ‘email’ geral.saas@mcr.pt.
Na nota, a Câmara das Caldas da Rainha refere também que nos últimos dias o município “tem recebido manifestações de interesse de particulares e entidades que desejam apoiar os serviços em regime de voluntariado”, pedindo que essas intenções sejam comunicadas à Unidade de Desenvolvimento Social.
“Nenhuma situação sinalizada ficará sem a devida atenção e acompanhamento”, assegura o município.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00h00 de quarta-feira até às 23h59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.












