A Biblioteca Municipal de Torres Vedras acolhe, de 9 de maio a 13 de junho, a exposição “A Banda Desenhada em Torres Vedras (parte 1)”, cuja inauguração está marcada para este sábado, dia 9 de maio, pelas 17 horas.
A exposição revisita o papel histórico de Torres Vedras na banda desenhada em Portugal, destacando a criação de um dos primeiros fanzines nacionais, lançado em 1973 por alunos do então Liceu Nacional de Torres Vedras. A mostra reúne ainda referências a iniciativas e publicações de várias décadas, com destaques para autores torrienses com obra editada, nomeadamente Antero Valério, Jorge Delmar e António Lança Guerreiro.
Pelas 18 horas, terá lugar o lançamento do número 11 do fanzine Impulso. A sessão contará com a participação de Carlos Ferreira, Venerando de Matos e outros convidados ligados à banda desenhada portuguesa, sendo dedicada a uma reflexão sobre o movimento dos fanzines e o seu contributo para o desenvolvimento da banda desenhada no país, sobretudo após o abrandamento da censura na década de 1970.
Na ocasião da primeira edição do Impulso, existiam apenas mais quatro fanzines em Portugal: o pioneiro Argon, bem como Quadrinhos, Copra e Saga.
A exposição é organizada pela associação cultural CLICANDO, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, e pretende iniciar o levantamento destas publicações, com perspetiva de futura expansão ao campo do cartoon. No âmbito do cinquentenário da primeira edição do Impulso, a associação assegura também a sua edição anual.












