A Câmara de Torres Vedras vai avançar com transporte gratuito a pedido a partir de 01 de outubro abrangendo as freguesias de Maxial/Monte Redondo e Campelos/Outeiro da Cabeça numa primeira fase, foi divulgado.
O projeto tem como objetivo “levar às freguesias rurais do concelho, onde existe dificuldade de acesso à rede de transporte público, um transporte gratuito, permitindo a deslocação de pessoas para a sede de freguesia ou para a sede de concelho”, revelou o município do distrito de Lisboa em nota de imprensa divulgada.
O transporte vai servir os cidadãos das freguesias de Maxial/Monte Redondo e Campelos/Outeiro da Cabeça, numa primeira fase, sendo depois alargado a outras freguesias, sobretudo Carvoeira/São Domingos de Carmões e Dois Portos/Runa.
As freguesias do interior vão ser primeiro contempladas “por terem localidades com deficiência no acesso aos transportes”, justificou a presidente da câmara, Laura Rodrigues, na reunião pública de terça-feira do executivo municipal.
O transporte vai ser assegurado por um autocarro de 16 lugares e ter uma oferta de três horários de manhã e outros três à tarde.
“A procura que o projeto tiver poderá vir a motivar a alteração dos horários iniciais para acomodar as necessidades”, disse o vereador da Mobilidade, Nelson Aniceto, na mesma ocasião.
Para usufruírem do transporte, os cidadãos terão de ser portadores do Passe M Oeste e requisitar o serviço até às 12:00 do dia anterior por via telefónica.
O transporte é complementar ao transporte público regular de passageiros.
O projeto é desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) em conjunto com o município de Torres Vedras e com a empresa Barraqueiro Oeste.