A australiana Molly Picklum, líder do ranking da Liga Mundial de Surf (WSL), e a norte-americana Caitlin Simmers, vencedora da prova de Peniche em 2023, foram hoje afastadas nos oitavos de final da competição, disputados no Molho Leste.
A ‘licra amarela’ fez 8,43 pontos (em 20 possíveis nas duas melhores ondas) e perdeu com a havaiana Gabriela Bryan (12,06) na primeira bateria da ronda das 16, enquanto a campeã em título de Peniche (11,07) foi afastada pela brasileira Luana Silva (12,07).
Depois de ter sido realizada a primeira ronda masculina na quarta-feira, na praia de Supertubos, e após três dias sem competição por falta de condições, o segundo dia de ação foi quase inteiramente dedicado à prova feminina, com a realização da ronda inaugural, da ronda de eliminação (onde caiu a portuguesa Francisca Veselko) e dos ‘oitavos’.
A campeã nacional, única portuguesa no quadro feminino da prova da elite mundial em Peniche, foi eliminada nas repescagens, despedindo-se do evento.
‘Kika’ ficou no terceiro e último lugar da primeira bateria da ronda de eliminação, com 7,07 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (3,57 e 3,50), atrás das norte-americanas Caitlin Simmers (11,90) e Lakey Peterson (11,07).
Antes, Joaquim Chaves também tinha sido afastado do Meo Rip Curl Pro Portugal, igualmente nas repescagens da terceira etapa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL).
Na primeira bateria da ronda de eliminação, o campeão nacional ficou no terceiro e último posto, com 10,33 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,50 e 3,83), atrás dos norte-americanos Griffin Colapinto (14,80) e Jake Marshall (11,46).
Nos restantes três ‘heats’, os nomes mais sonantes, como o tricampeão do mundo (2014, 2018 e 2021) Gabriel Medina, do Brasil, ou o japonês Kanoa Igarashi, vice-campeão olímpico em Tóquio2020, garantiram a continuidade na prova.
Depois de um dia cheio de ação na praia do Molho Leste, que se encheu de público das mais variadas nacionalidades, na segunda-feira as perspetivas apontam para um regresso a Supertubos, o palco principal da prova de Peniche, com as condições de ondulação e de vento a melhorarem.
A próxima chamada está agendada para as 06:45 para um possível arranque às 07:03.
Depois das eliminações de Francisca Veselko e Joaquim Chaves, Portugal segue representado neste campeonato por Frederico Morais – o único português que integra o circuito mundial – e Matias Canhoto, ambos já qualificados para a terceira ronda.
O período de espera da etapa portuguesa do circuito de elite da WSL arrancou em 06 de março e vai decorrer até 16 de março, em Peniche.