O dono do famoso boi Saramago da Lourinhã, Mário Baltazar, comunicou a todos os seus seguidores, que enfrenta problemas de saúde que o impedem de continuar a cuidar do animal, sucessor do famoso Manjerico, que faleceu a 31 de outubro de 2022.
“Estou aqui com o Saramago. Já há algum tempo que não estava aqui. Não estava a postar vídeo nenhum, porque eu não tenho podido. A minha saúde não tem estado nada boa”, referiu Mário Baltazar, através de um vídeo divulgado na página “Os amigos do Manjerico e Saramago” no Facebook, que conta com 54 mil seguidores.
Aos 75 anos de idade, Mário Baltazar manifestou a sua gratidão pelas mensagens de apoio recebidas e explicou que a sua condição de saúde, fibrose pulmonar, tem se agravado, limitando a sua capacidade de cuidar do boi.
“Vou ter que me desfazer do Saramago, porque não tenho ninguém que trate dele. A minha saúde está-se a complicar. Eu não posso fazer esforços”, declarou com tristeza, dizendo que o animal já foi treinado para ser montado.
“É muito triste para mim. É o fim de uma vida de muito trabalho e depois… quando eu estava a ter alguma coisinha para me entreter, aparece isto pela frente”, lamentou o dono do Saramago. “Mas vamos ter forças. Portanto, eu agora vou procurar que Saramago vá para uma casa boa. Ainda não sei se vai aparecer ou não”, acrescentou.
“Só espero que o Saramago vá ter um fim bom. Porque eu não gostava que ele… para os fins maus, que toda a gente sabe o que é, é muito simples, é muito prático… de uma hora para a outra, isso está resolvido. Mas para arranjar alguém que o estime e que gostasse de montar, e que ele durasse uns anos e que fosse à televisão muita vez, como ele está preparado para ir… isso eu gostava muito”, afirmou. “Embora eu depois já não esteja cá, mas de qualquer maneira eu gostava”, sublinhou.
Recorde-se que Mário Baltazar adquiriu Saramago como um substituto para preencher o vazio deixado por Manjerico, em novembro de 2022, sendo batizado com este nome em homenagem à erva preferida de Manjerico e ao falecido escritor José Saramago.
O vídeo alcançou 163 mil visualizações e 1.700 comentários, com muitos seguidores a desejar as melhoras ao tutor e a lamentar a situação de se separar de Saramago.