Segunda-feira, 10 Agosto, 2026
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
No Result
Ver mais resultados
RTVON
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir RádioNO AR
RTVON
No Result
Ver mais resultados
Publicidade
PUBLICIDADE

Início » Amoreira celebra Dia Nacional dos Moinhos

Amoreira celebra Dia Nacional dos Moinhos

Redação por Redação
3 de Abril, 2024
em Sociedade
A A
© CMO

© CMO

109
Partilhas
2.2k
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A freguesia de Amoreira, no concelho de Óbidos, prepara-se para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos com um conjunto de atividades para toda a família, que decorrem entre sexta-feira, dia 5 e segunda-feira, 8 de abril.

PUBLICIDADE

Caminhadas com visitas aos Moinhos de Água e de Vento, workshops, mercado, exposições, passeios de motards, apresentações temáticas dos bombeiros de Óbidos, almoço convívio, música ao vivo e animação são algumas das propostas deste evento, que conta com a organização da Junta de Freguesia de Amoreira.

O programa inclui as visitas guiadas e demonstrações do funcionamento do moinho de água (Azenha do Retiro) e do moinho de vento (Moinho dos Hipólitos).

A organização sublinha ainda o concurso “Mão na Massa” do Pão, onde equipas familiares apresentam o pão que confecionaram.

“Esta experiência visa unir várias faixas etárias da família e despertar nos mais novos o gosto pela arte de fazer pão”, salientou o município de Óbidos.

PUBLICIDADE

Além disso, os visitantes poderão desfrutar de um mercado com produtos locais, participar em workshops orientados por chefs padeiros, e muitas outras atividades onde não faltará a música tradicional portuguesa.

Os moinhos de água e de vento estarão abertos para visita guiada e demonstração do seu funcionamento, nos dias 5, 6 e 7 de abril, 10 horas às 13 horas e das 15 horas às 18 horas. Já na segunda-feira, dia 8, os moinhos estarão abertos das 10 horas às 13 horas.

Programa

Sexta-feira, dia 5 de abril 

10 horas às 13 horas e das 15 horas às 18 horas – Moinhos Abertos – Visita guiada e demonstração do funcionamento do Moinho de Água e do Moinho de Vento; 14h30 – Apresentação da temática “Incêndios rurais – da prevenção ao combate”, pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos. Local: Moinho dos Hipólitos.

Sábado, dia 6 de abril

10 horas às 13 horas e das 15 horas às 18horas – Moinhos abertos; 09h30 – Caminhada “Rota dos Moinhos” com visita guiada à “Azenha do Retiro” e ao “Moinho dos Hipólitos”. Concentração: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 10 horas – Concentração de motards; 10h30 – Workshop no CSCRA – Centro Social Cultural e Recreativo de Amoreira: preparação da massa de “Broa de Milho”, com orientação dos chefs padeiros José Leitão e Carlitos Almeida (reserva antecipada na Junta de Freguesia); 12h30 – Workshop no CSCRA: cozedura em forno a lenha das massas preparadas em casa pelos participantes, com orientação dos chefs padeiros José Leitão e Carlitos Almeida (este pão será posteriormente avaliado no concurso). Reserva antecipada na Junta de Freguesia; 16 horas – Atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico – “Estrelas do Arnóia” da Sancheira Grande. Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 17 horas – Concurso “Mão na Massa” do Pão das massas preparadas em casa pelos participantes (com inscrição na Junta de Freguesia). Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão.

Domingo, dia 7 de abril

10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 – Moinhos abertos; 09h30 – Caminhada “Rota dos Moinhos” com visita guiada à “Azenha do Retiro” e ao “Moinho dos Hipólitos”. Concentração: Praça Dr. Azeredo Perdigão; 13 horas – Almoço, no CSCRA (reserva até 3 de abril no CSCRA ou na Junta de Freguesia); 16 horas – Animação musical com “Os Cavaquinhos das Gaeiras”. Local: Praça Dr. Azeredo Perdigão.

Segunda-feira, dia 8 de abril

10 horas às 13 horas – Moinhos Abertos

Receção das crianças do 1º e 2º anos da Escola Básica do Furadouro

Visita guiada e demonstração do funcionamento do Moinho de Água e do Moinho de Vento

De 6 a 7 abril

A decorrer em simultâneo na Praça Dr. Azeredo Perdigão – 10 horas às 18 horas – Mercado Primavera – Exposição: “da Terra ao Pão” – Exposição de pintura de Moinhos por Sónia Costa.

Etiquetas: AmoreiraDia Nacional dos MoinhosÓbidos
Partilhar44Tweet27
Redação

Redação

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento na Região Oeste, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises profundas dos eventos locais.

Sugestões

Portugal vai assistir a eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912
Sociedade

Portugal vai assistir a eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912

Incêndio em mato mobiliza mais de 40 operacionais no concelho de Mafra
Sociedade

Bebé de 22 meses morre após cair de quarto andar nas Caldas da Rainha

Festival do Caracol regressa ao quartel dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto
Sociedade

Festival do Caracol regressa ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

Polícia Judiciária detém suspeito de pornografia de menores em Caldas da Rainha
Sociedade

Prisão preventiva para homem suspeito de vários roubos a idosas em Mafra

Morte de Carlos Bernardes surpreende habitantes do Turcifal (com vídeo)
Sociedade

PJ detém homem por suspeita de tráfico de canábis e apreende 27,5 quilos de droga

Lourinhã investe quase 1ME na requalificação de centro de saúde
Sociedade

Centro de Saúde da Lourinhã reabre após requalificação no valor de 855 mil euros

Município de Torres Vedras adquire boia telecomandada que salva vidas
Sociedade

Município de Torres Vedras adquire boia telecomandada que salva vidas

EN8 entre Outeiro da Cabeça e Bombarral sem previsão de reabertura
Sociedade

Bombarral e Cadaval pedem medidas para mitigar corte da EN8 durante colheitas

VER MAIS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Destaques

Prisão preventiva para suspeito de violência doméstica em Sobral de Monte Agraço
Sociedade

Prisão preventiva para suspeito de violência doméstica em Sobral de Monte Agraço

Luca Bagnara vence Volta a Portugal do Futuro, João Martins última etapa
Desporto

A Volta a Portugal passa pela Lourinhã, Torres Vedras e Mafra. Veja os horários

Torres Vedras recebe Camélias Classic Rally
Desporto

Torres Vedras recebe Camélias Classic Rally

VER MAIS
PUBLICIDADE

Últimas

São Bernardino está em festa até domingo
Cultura

Festejos de Verão regressam a São Bernardino com quatro dias de animação

Portugal vai assistir a eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912
Sociedade

Portugal vai assistir a eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912

Incêndio em mato mobiliza mais de 40 operacionais no concelho de Mafra
Sociedade

Bebé de 22 meses morre após cair de quarto andar nas Caldas da Rainha

VER MAIS
Facebook Youtube Twitter Instagram LinkedIn

A RTVON é o seu portal de notícias e entretenimento, oferecendo cobertura ao vivo, reportagens exclusivas e análises detalhadas dos eventos locais mais significativos.

Acompanhe-nos e garanta acesso a atualizações constantes sobre o que acontece na Região Oeste.

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)

Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)

Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade
  • Livro de Reclamações

Direitos de Autor Protegidos

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
Ver mais resultados
  • Notícias
    • Atualidade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Política
    • Religião
    • Sociedade
  • Diretos
  • Eventos Oeste
  • Opinião
  • Negócios & Empresas
  • Ouvir Rádio

© 2026 RTVON - Notícias e Entretenimento na Região Oeste | Desenvolvido pela DILIGENTPIXEL, soluções web à medida do seu negócio.